Cuidados com os peixes platy e guppy

Escrito por theresa bettmann | Traduzido por lucas gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cuidados com os peixes platy e guppy
Grandes ou pequenos, aquários domésticos adicionam beleza a qualquer ambiente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os aquários caseiros são uma bela maneira de adicionar tranquilidade e beleza a qualquer cômodo. No entanto, manter adequadamente um ambiente de aquário também exige vários passos para ser bem-sucedido. Muitos aquaristas escolhem os peixes platy ou guppy porque eles são coloridos, atraentes e bastante fáceis de cuidar. Ambos são vivíparos, o que significa que dão à luz ao peixe vivo chamado de alevinos, ao invés de colocarem ovos. Eles têm necessidades semelhantes e podem ser colocados no mesmo ambiente do aquário, mas são de gênero diferente e não irão cruzar um com o outro. Se bem cuidados, ambas as variedades têm uma expectativa de vida média de cinco a sete anos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Monte o seu aquário. Existem vários tamanhos, mas nem todos são adequados para manter os peixes. Esses tipos de peixes geralmente ficam bem em um aquário de 75 L ou mais. Normalmente, quanto menor for o aquário, mais difícil será para manter um ambiente adequado. Quanto maior for, mais pesado será quando cheio. Um suporte concebido para segurar o peso dele é necessário. Além disso, será necessário uma iluminação adequada, um aquecedor, bomba de ar e sistema de filtração.

  2. 2

    Prepare a água. A química e a qualidade adequada da água são vitais para manter com sucesso esses peixes. A temperatura apropriada também é necessária para essas espécies de água doce tropical. A temperatura deve ser mantida constante em algum lugar entre 23 e 26 ºC. Primeiramente, deve-se remover o cloro da água para eliminar substâncias químicas nocivas. Isso pode ser feito deixando a quantidade necessária de água parada por um período de 48 horas, permitindo que o cloro evapore, ou você pode comprar produtos de tratamento de água que fazem isso imediatamente e que também ajudam a equilibrar os níveis de pH. Essas espécies preferem água dura com um pH de 7,5 a 8,0. Caso contrário, eles ficam propensos a doenças de peixes, como putrefação das barbatanas e fungos. Um biociclo adequado de boas bactérias deve existir no leito de cascalho do aquário. Isso é feito com um sistema de filtragem de subcascalho que ajuda a reduzir os níveis de amoníaco no tanque. O amoníaco ocorre a partir de resíduos de peixe, assim como a deterioração dos alimentos não consumidos. Devem ser utilizados 450 g de cascalho para cada 3,8 L de água. Introduza gradualmente um ou dois peixes de cada vez, permitindo tempo suficiente para ocorrer a produção de bactérias.

  3. 3

    Forneça uma alimentação adequada. Os platys são herbívoros, enquanto os guppys tendem a ser onívoros. Ambos exigem alimentos em flocos à base de algas. Guppys também precisam de alimentos de carne como minhocas liofilizadas e camarão de água salgada. É melhor alimentar os peixes duas vezes por dia, mas não dê comida em demasia. Dê apenas uma pequena pitada que será consumida dentro de alguns minutos, pois os restos aumentam os níveis de amônia no tanque.

  4. 4

    Limpe regularmente o aquário. Uma ou duas vezes por semana, retire cerca de 10% da água e adicione água limpa, tratada adequadamente. Certifique-se de que a água esteja na mesma temperatura para não chocar o peixe. Limpe o interior do tanque com uma esponja de limpeza de algas para remover o excesso de acumulação de algas. Você pode comprá-las na maioria das lojas de animais.

Dicas & Advertências

  • A quantidade máxima de peixes para o aquário depende do tamanho do peixe. O comprimento dos peixes em centímetros deve ser determinada em correlação com os litros para descobrir a capacidade máxima. Por exemplo, um tanque de 75 L não devem ter mais de 50 cm de peixe.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível