Mais
×

Como eliminar o odor de um aquário de tartaruga

Tanques de tartarugas podem não apresentar o odor característico da mais limpa das gaiolas de pequenos mamíferos, mas também podem ser desagradáveis. Resíduos de tartarugas, mofo e restos de comida produzem odores fortes ​​tanto em viveiros quanto em aquários. Além de serem desagradáveis para o proprietário, esses cheiros indicam que o tanque tornou-se um ambiente altamente insalubre para a tartaruga. Para combater esses odores, dê ao seu animal um tanque grande o suficiente para que ele possa movimentar-se, e, acima de tudo, limpe-o regularmente. Considere a possibilidade de colocar as suas tartarugas em uma pequena lagoa ou reservatório se o clima for favorável.

Instruções

Lave as suas mãos após manipular uma tartaruga (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Meça o casco da sua tartaruga para determinar se o seu tanque atual é grande o suficiente. Se você tem duas tartarugas, meça os dois cascos e adicione os resultados. Um tanque muito pequeno apresenta um odor muito forte rapidamente. Você precisa de pelo menos 38 litros de espaço no tanque para cada 2,5 centímetros de tartaruga. Por exemplo, um tartaruga de 13 cm requer um tanque de 190 litros. Se o tanque for muito pequeno, procure outras alternativas, tais como uma lagoa ou reservatório fechado ou um tanque maior.

  2. Instale um filtro potente no tanque caso você ainda não tenha um dispositivo de filtragem. Troque a mídia do filtro do tanque semanalmente.

  3. Adicionar uma cultura de bactérias nitrificantes para um novo tanque de tartaruga. Projetado para peixes, essas culturas contém micróbios capazes de quebrarem os resíduos animais, reduzindo odores.

  4. Remova alimentos não consumidos diariamente. Se o tanque for um viveiro ou tiver uma área com terra, remova também as fezes do animal.

  5. Realize ciclagens semanais se o tanque for um aquário. Retire cerca de um quarto da água com um aspirador de cascalho e com um balde. Use o aspirador para remover os detritos, assim como a água. Cubra o tanque com água limpa e sem cloro.

  6. Limpe o tanque pelo menos uma vez a cada duas semanas, caso seja um viveiro. Transfira a tartaruga para um segundo tanque, mala de transporte para animais de estimação ou caixa grande dotada de vários buracos de ar. Descarte o substrato, que é o material utilizado no revestimento do tanque, como compostos livres de produtos químicos, e todos os pedaços de madeira ou casca. Limpe o tanque, as tigelas de água e de comida, além de todos os acessórios de plástico, com um detergente líquido e água quente, ou com um desinfetante próprio para répteis. Lave cuidadosamente, use uma mangueira caso você tenha espaço no quintal, e seque o tanque com toalhas de papel. Adicione um novo substrato e substitua os acessórios caso necessário.

  7. Aumente a frequência da ciclagem de água ou da limpeza do tanque se ele continuar a cheirar mal.

Dicas

  • Elimine o cloro da água da torneira deixando-a em baldes por 24 horas. Como alternativa, use um purificador especial encontrado em lojas de equipamento de aquário. Observe que nenhum dos métodos irá remover a cloramina. Se o seu abastecimento de água contém essa substância química, pergunte a um fornecedor de aquários sobre os melhores métodos para tratar o seu tanque.

Aviso

  • Lave bem as mãos depois de tocar em uma tartaruga ou qualquer objeto que estiver no tanque do animal. Luvas de plástico descartáveis ​​fornecem uma proteção adicional. Tartarugas podem carregar salmonela não importa o quão saudável elas sejam. Não use os panos de limpeza utilizados em tanques para qualquer outra coisa.
  • Se você lavou o tanque na banheira da sua casa, não esqueça de desinfetá-la logo em seguida.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Filtro de aquário
  • Cultura de bactérias nitrificantes
  • Cascalho limpo
  • Balde
  • Desinfetante especial para répteis ou detergente líquido
  • Panos de limpeza
  • Substrato
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article