Cuidados que se deve ter com as limeiras

Escrito por kimberly sharpe Google | Traduzido por danilo rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cuidados que se deve ter com as limeiras
Limas medem cerca de 5 centímetros de diâmetro e possuem um formato oval (key limes image by Elke Dennis from Fotolia.com)

A árvore da limeira, comumente chamada de lima mexicana (Citrus aurantifolia) cresce à uma altura de 2 a 4,5 metros. É frequentemente cultivada como uma árvore de retenção de pátio e normalmente mantém uma pequena estatura quando mantida em um vaso. A árvore produz ramos finos que são cobertos por espinhos afiados. Variações sem espinhos existem, mas elas produzem menos frutos. Sempre verde, a limeira produz folhagem coriácea. Flores com uma leve fragrância aparecem na primavera.

Outras pessoas estão lendo

Requisitos gerais

A limeira só pode sobreviver em climas tropicais ou subtropicais e é altamente sensível ao frio. Escolha sempre um local de plantio que ofereça proteção contra o vento. A árvore floresce na luz solar direta, e se estiver sujeita a uma sombra parcial não frutificará bem. Ela cresce melhor em uma região que receba de 2.000 a 4.000 milímetros de chuva por ano. Sem água suficiente, a produção de frutos da árvore será bastante reduzida. Limeiras cultivadas em recipientes podem ser movidas para dentro de casa durante o tempo ruim.

Necessidades de solo

Altamente adaptáveis à uma grande variedade de solos, a limeira tolera solo alcalino e condições arenosas. Ele não resiste à solos com alta salinidade ou uma base de argila excessiva. Árvores cultivadas em solos profundos, arenosos, muitas vezes produzem frutos que são menores e com cascas grossas. As limeiras preferem solos com boa drenagem e podem até mesmo tolerar solos rochosos ou de base magmática. Evite permitir que a relva cresça em torno da base da limeira para que não haja disputa por água ou nutrientes.

Plantio, fertilização e colhimento

Deixe as limeiras à pelo menos 7.5 metros de distância uma das outras em um pomar ou à 3.5 metros de distância de outros arbustos em um ambiente doméstico. A começa a produzir frutos quando atinge de 3 a 6 anos de idade, mas uma ampla produção não é obtida até que a árvore tenha de 8 a 10 anos de idade. Também são beneficiadas se forem fertilizadas com sulfato de amônio (21-0-0). Siga as instruções no rótulo para a aplicação. As árvores produzem frutos durante todo o ano, mas geralmente possuem duas épocas de produção abundante, dependendo da região em que forem cultivadas. Colha os frutos quando estiverem esverdeados.

Pragas, doenças e poda

Embora seja uma árvore resistente, a limeira sofre de algumas pragas. A lagarta minadora pode danificar a folhagem da árvore, mas raramente é algo sério. A árvore é propensa a infecções fúngicas, especialmente quando a precipitação for abundante. A umidade elevada também pode resultar neste problema. Espaçar as árvores para que sua folhagem receba fluxo de ar suficiente também irá ajudar a reduzir a incidência de infecções fúngicas. Só se deve podar a limeira para remover caules mortos ou doentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível