×
Loading ...

Quando podar um arbusto de amendoeira?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A amendoeira é um arbusto de vários galhos que pode chegar a 4 metros de altura. É geralmente usado na decoração por suas flores rosas, que desabrocham no meio da primavera. Pode se deixar que ela cresça naturalmente, formando um arbusto vertical ou é possível podar e condicionar a planta a formatos diversos. Ela pode ainda ser condicionada em espirais ou a treliças. A amendoeira pode ser usada como planta de contenção, um arbusto normal ou até mesmo um bonsai.

Amendoeiras selvagens (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

Amendoeira

A amendoeira toma uma forma elegante no vaso que pode ser usado em muitas maneiras em um jardim. De acordo com o Departamento Americano de Agricultura ela é considerada uma planta robusta, decídua (isto é, muda de folhas anualmente) e entra em dormência no inverno. A amendoeira é da família das cerejas, ameixas e outras frutas do gênero. Suas frutas parecem pequenas cerejas vermelhas e atraem animais e pássaros silvestres. As folhas são dispostas alternadamente nos galhos, são verdes e serradas, tendo de 5 a 10 centímetros. Durante o outono suas folhas ficam amarelas e então cor de cobre.

Loading...

Quando podar

A amendoeira é uma árvore sazonal que floresce na primavera. Este tipo de planta é podada imediatamente após florescer. Isto pois a poda nesta época dá a planta o resto da estação de crescimento para que cresça e produza nova folhagem. A poda precoce gera o risco de se cortarem os botões, evitando a florescência. Caso o arbusto floresça após 15 de novembro, pode-o no início da primavera. Se depois, pode assim que as flores caírem.

Maneiras de podar

A amendoeira tem muitos caules que saem da base. Se condicionada desde cedo, a planta pode ser transformada em um formato padrão, com um só tronco principal. Caules e brotos extras devem ser removidos e galhos periféricos ao tronco devem ser podados para que este fique com uma aparência limpa. Em geral, é preciso remover a madeira morta ou doente e galhos que se cruzam anualmente. Nunca se pode reduzir mais que um terço da altura da árvore por vez. O condicionamento para treliça deve ser iniciado no primeiro ano, amarrando-se o arbusto em uma boa armação e podando galhos e caules sobressalentes.

Cuidados com a amendoeira

A amendoeira é um planta de sol ou meia-sombra, mas locais ensolarados podem gerar mais flores. Quase qualquer tipo de solo é tolerado por esta planta. Irrigação extra é necessária quando os arbustos estão se firmando, mas depois disso, é preciso regar apenas ocasionalmente em dias mais quentes. A amendoeira é relativamente resistente a secas. Não se deve deixar que grama e ervas daninhas se aproximem do tronco. Fertilize a planta com um adubo equilibrado bem no começo da primavera. A amendoeira não gosta de ser mexida então escolha bem o local de plantio.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...