Mais
×

Cuidados e tratamentos com as plantas-de-veludo

Atualizado em 17 abril, 2017

Três belas plantas são comumente conhecidas como plantas-de-veludo. O Gynura Aurantiaca é uma espécie pequena, com folhas denticuladas e hastes eretas, enquanto a Gynura Symentosa tem folhas semelhantes em suas hastes posteriores, sendo adequada para cestos. Ambas as variedades apresentam folhas verdes brilhantes cobertas fios roxos resplandecentes. A planta-de veludo preto Alocasia reginula tem grandes folhas pretas cortadas por veios prateados com a parte inferior roxa. Todas as três plantas-de-veludo adaptam-se bem sob a luz do sol, temperaturas frias e climas úmidos.

Manter o solo úmido é fundamental para o desenvolvimento das plantas-de-veludo (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Gynura aurantiaca

A planta-de-veludo é uma espécie de trepadeira com sistema radicular de pouca profundidade, então plante-a em um vaso grande, com cerca de 15 a 20 centímetros de altura. Use um substrato com menos solo e deixe-o umedecido regularmente usando a água da chuva ou outras fontes de irrigação sob as folhas, ou colocando água em um pires sob o vegetal. Tente não saturar as folhas. Adicione uma dose de fertilizante líquido solúvel a cada semana, pois a planta-de-veludo roxo precisa de nutrientes pesados. Mantenha-a sob a luz solar direta, ou sob uma luz solar indireta complementada com luzes fluorescentes, para realçar a cor dos fios roxos sobre as folhas, que nada mais são do que a resposta adaptativa que permite à planta absorver diferentes partes do espectro da luz solar.

Gynura symentosa

A planta-de-veludo roxo tem características de cultivo e cuidados semelhantes às encontrada nas plantas-de-veludo comuns, ou seja, ela requer luz brilhante, solo sempre úmido e doses regulares de fertilizantes. Plante essa espécie em um cesto suspenso ou coloque-a em um vaso disposto em uma estante alta onde você possa aproveitar a vista das trepadeiras coloridas. Corte as partes sobressalentes da haste e coloque-as no solo do vaso ou então em outro recipiente. Elas irão enraizar-se, mantendo a sua original planta grossa e revigorado ou então dar origem a novos vegetais.

As plantas-de-veludo roxo preferem temperaturas frias, por isso não coloque-as sobre um objeto que receba ou produza muito calor. Além disso, afaste-as alguns centímetros da janela caso elas estejam recebendo uma luz direta do sol durante as horas mais quentes do dia.

Alocasia reginula

A planta-de-veludo preta é nativa do sudeste asiático. Ela prefere uma luz brilhante e indireta, além de um solo úmido e não-saturado. Essa espécie também adapta-se bem às mesmas temperaturas. No entanto, ela costuma crescer vagarosamente e não alimenta-se dos nutrientes com tanta intensidade. Adicione um fertilizante orgânico líquido, como a emulsão de peixe, na água apenas três ou quatro vezes por ano; qualquer tentativa de forçar o crescimento da planta pode resultar em apodrecendo do vegetal. As folhas costumam ser frágeis, então coloque sua planta-de-veludo preto em um local com amplo espaço para andar ao redor dele e desfrutar da sombra oferecida por essa folhagem mais do que especial.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article