Mais
×

Como cuidar de aves recém-nascidas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Aves recém-nascidas são tão veneráveis e delicadas como qualquer outro animal recém-nascido. Emergindo do ovo menos de 30 dias após a fertilização, as aves são muito pequenas e precisam ser protegidas dos elementos para sobreviverem. Se elas forem chocadas tanto pela mãe quanto por uma chocadeira, você precisa estar preparado para sua chegada e pronto para acompanhá-las de perto conforme crescem e prosperam.

Instruções

Pintinhos recém-nascidos precisam de cuidados adequados para prosperarem (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  1. Prepare uma caixa de chocadeira (uma pequena caixa ou gaiola que mantém aves recém-nascidas agrupadas para mantê-las seguras e aquecidas). Selecione uma caixa que seja grande o suficiente para permitir que cada ave cresça cerca de 15 cm. Forre o fundo da caixa com palha limpa. Limpe a chocadeira a cada três ou quatro dias para evitar o acúmulo fecal.

  2. Pendure uma lâmpada de calor sobre o centro da caixa a uma altura de aproximadamente 70 cm. Lâmpadas de calor emitem luz infravermelha que aquece a caixa e mantém aves recém-nascidas longe do frio. Deixe a lâmpada de calor acesa continuamente até que as aves deixem a incubadora.

  3. Adicione um alimentador em uma das extremidades da incubadora e preencha-o com ração. Alimentadores de pintinhos são especialmente concebidos para permitirem que os filhotes alimentem-se sem despejarem o que há na tigela ou arrastem sua comida sobre a palha, mantendo o alimento fresco e limpo em todos os momentos. Encha o alimentador quantas vezes for necessário.

  4. Encha um bebedouro com água limpa e coloque-o do outro lado da chocadeira. Bebedouros tendem a espirrar e vazar conforme as aves bebem, e separando o alimento da água manterá a sua incubadora limpa. Evite pratos ou tigelas de plástico para evitar que os filhotes se afoguem.

  5. Transfira os filhotes para um recinto ao ar livre, uma vez que tenham 6 semanas de idade. Nessa idade, eles estarão totalmente cobertos de penas e serão capazes de regular a temperatura do corpo, podendo cuidar de si mesmos com aves maiores.

Dicas

  • Monitore seus filhotes de perto para verificar quaisquer sinais de doença. Se qualquer um deles parecer apático ou desinteressado em alimentos, entre em contato com o seu veterinário imediatamente.

Aviso

  • Nunca deixe animais de estimação perto da incubadora. Um gato ou um cão pode matar uma ninhada inteira de pintinhos recém-nascidos em minutos.

O que você precisa

  • Caixa de chocadeira
  • Palha
  • Lâmpada de calor
  • Alimentador
  • Ração
  • Bebedouro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article