×
Loading ...

Como cuidar de uma comigo-ninguém-pode com folhas amarelas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Também chamada Dieffenbachia, a comigo-ninguém-pode é uma planta doméstica que cresce até 1,80 m de altura e 90 cm de largura. Ela é adorada por suas folhas tropicais largas e de fácil adaptação a ambientes internos. Muitos problemas diferentes podem fazer com que as folhas dela fiquem amarelas, incluindo doenças, infestações de insetos e problemas de cultivo. Você deve primeiro diagnosticar qual o problema está causando folhas amarelas para poder tratar o problema de maneira adequada.

Instruções

Plantas de comigo-ninguém-pode são amadas pela sua folhagem tropical e colorida (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Diagnóstico

  1. Estude as folhas da planta para encontrar aquelas com margens amareladas. Folhas queimadas nas bordas, junto com novas folhas atrofiadas, podem indicar excesso de fertilização. Às vezes, folhas amareladas e atrofiadas e pequenas folhas novas podem ser sintomas de podridão da raiz, iluminação insuficiente, raízes ligadas presas ao vaso ou uma deficiência de nutrientes.

    Loading...
  2. Procure por folhas inferiores ficando amarelas e caindo para diagnosticar deficiência de nutrientes ou raízes presas ao vaso.

  3. Procure por pequenas manchas amarelas ou amarelo-alaranjadas nas folhas da Diffenbachia para diagnosticar a mancha bacteriana. As manchas amareladas terão centros translúcidas e crescem até 1,2 cm de tamanho. As folhas infectadas tendem a murchar e morrer.

  4. Procure folhas amareladas com uma aparência manchada em sua planta para diagnosticar uma infestação de ácaros. Ácaros também podem deixar teia bem perto dos eixos das folhas.

    Tratamento

  1. Replante a comigo-ninguém-pode em um vaso com solo de boa drenagem e um vaso com muitos buracos de drenagem, se suspeitar que as folhas amarelas se devem ao apodrecimento da raiz. Molhe a planta só quando os 2,5 cm superiores do solo estiverem secos demais, e não exagere na rega.

  2. Alimente a sua comigo-ninguém-pode mensalmente ou bimestralmente enquanto tiver crescimento ativo com um fertilizante de uso geral, se suspeitar que as folhas estão amarelas por uma deficiência nutricional. Fertilize apenas uma ou duas vezes durante o inverno, seguindo as instruções de dosagem e aplicação do pacote.

  3. Jogue água no vaso até que escorra livremente pelos furos no fundo para se livrar do acúmulo de sal e fertilizante, se o problema for fertilização excessiva. Verifique se a planta está em um vaso com boa drenagem para ajudar a evitar o acúmulo de sal e fertilizante. Execute o procedimento de lixiviação pelo menos uma vez a cada mês.

  4. Remova a planta do vaso e estude as raízes para determinar se as folhas amareladas das plantas são causadas por raízes presas ao vaso. Se o círculo de raízes preenche o solo totalmente, transplante a comigo-ninguém-pode para um vaso de 2 a 5 cm mais largo e profundo que o pote atual.

  5. Controle a infestação de ácaros através da aplicação de um produto inseticida menos tóxico feito para plantas de casa. Consulte um serviço de extensão agrícola para as melhores opções de tratamento.

Loading...

Dicas

  • Se você ainda não tem certeza do que está causando o amarelamento das folhas, consulte o serviço de extensão agrícola de sua área. Eles geralmente podem diagnosticar o problema dos sintomas das plantas e recomendar o tratamento mais eficiente e seguro.

Aviso

  • Não trate sua planta com um fungicida ou outro produto químico se suspeita que ela tem mancha bacteriana. Não existem tratamentos amplamente disponíveis para essa doença, mas você pode evitá-la, mantendo as temperaturas ao redor da planta acima dos 15 a 20 graus Celsius. Além disso, garanta que a comigo-ninguém-pode não esteja muito próxima de outras plantas.

O que você precisa

  • Vasos de plantas
  • Solo de vaso com boa drenagem
  • Fertilizante para plantas caseiras para todos os fins
  • Inseticida contra aranhas e ácaros

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...