on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como cuidar de uma mulher grávida

Atualizado em 20 julho, 2017

A gravidez pode ser um dos períodos mais emocionantes na vida de uma mulher, mas está longe de ser o mais confortável. Hormônios em fúria, pés inchados e uma sensação geral de mal-estar, tudo isso significa que a gravidez é muitas vezes um momento difícil. Se você for o cônjuge ou amigo de alguém prestes a ter um bebê, provavelmente se sente compelido a ajudar, mas não sabe como fazer isso. Mostrar que ela tem seu apoio é o primeiro passo para cuidar de uma mulher grávida.

Instruções

A gravidez frequentemente deixa uma mulher cansada e se sentindo sobrecarregada (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
  1. Ofereça-se para levá-la às suas consultas pré-natais. Ela deve comparecer a uma consulta a cada quatro semanas, até que esteja com 28 semanas de gravidez, e depois a cada duas semanas até que atinja 36. Se você tiver um veículo, pergunte se ela quer que você a leve e a busque da consulta.

    Loading...
    Ofereça-se para levá-la às suas consultas pré-natais (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  2. Leve-a para tirar um cochilo, quando estiver se sentindo cansada. Carregar um bebê e excesso de água significa muito peso extra, por isso é provável que ela se sinta mais cansada do que o habitual. Tirar uma soneca ajudará a recarregar suas baterias. Se ela tiver outros filhos, ofereça-se para cuidar deles para que ela possa ir para a cama.

    Leve-a para tirar um cochilo (Pixland/Pixland/Getty Images)
  3. Ajude-a com as coisas práticas. Conforme a gravidez avança, ela pode lutar para fazer muitos dos trabalhos da rotina que ela costumava fazer antes. Ofereça-se para ajudar com as tarefas domésticas, fazer as compras do supermercado ou ajudar com as crianças. Ela apreciará o par extra de mãos, especialmente quando a data do nascimento se aproximar.

    Ajude-a com as coisas práticas (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  4. Dê-lhe uma massagem. As pesquisas iniciais indicam que a massagem é benéfica tanto para a mãe quanto para seu bebê, de acordo com a Associação Americana de Gravidez. Mesmo uma massagem básica ajudará a relaxá-la. Tornozelos inchados são comuns na gravidez, devido ao excesso de água, a massagem pode oferecer alívio para esse inchaço. Ela deve procurar o aconselhamento de seu médico antes de receber qualquer tipo de massagem. Também é importante ressaltar que muitos massoterapeutas não massagearão uma mulher grávida durante seu primeiro trimestre, já que esse é um período crítico para o desenvolvimento do bebê.

    Dê-lhe uma massagem (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  5. Passe algum tempo com ela que não seja relacionado ao bebê. Mesmo que ela esteja ansiosa para ter o filho, também é provável que se sinta negligenciada. Arranje tempo para conversar com ela sobre outras coisas além da criança ou saiam juntos e façam algo que não gire em torno da gravidez.

    Passe algum tempo com ela que não seja relacionado ao bebê (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Evite assumir o controle completamente. Lembre-se que a gravidez não é uma doença e que ela ainda vai querer fazer muitas coisas sozinha. Sempre pergunte antes de fazer qualquer coisa para evitar perturbá-la ou fazê-la se sentir um fardo.

Aviso

  • Prepare-se para mudanças de humor. As alterações hormonais durante a gravidez podem fazer uma mulher agir fora de si. Se ela ficar com raiva ou chateada, tente não levar a sério.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...