Como cultivar cenouras em vasos

Escrito por claire jameson | Traduzido por luiza g. brando
Como cultivar cenouras em vasos
As cenouras não precisam ser cultivadas no chão (carrot image by Andrzej Wlodarczyk from Fotolia.com)

Plantar em vasos é uma ótima opção para aqueles que querem obter os benefícios de uma horta, mas vivem em apartamentos ou áreas onde a temperatura ou o solo não são apropriados para a jardinagem tradicional. É possível cultivar cenouras em vasos, contanto que eles sejam grandes e você possa colocá-los em um local que receba luz solar.

Instruções

  1. 1

    Encha uma assadeira com uma camada de 2,5 cm de terra para plantio. Espace as sementes uniformemente sobre a terra e cubra-as com uma camada de 1 cm de terra e borrife água sobre a mesma. Cubra a assadeira com um saco plástico transparente, para prender a umidade e o calor. As sementes germinadas estarão prontas para serem transplantadas para os vasos assim que desenvolverem as primeiras folhinhas.

  2. 2

    Meça os vasos com uma fita métrica, para garantir que sejam pelo menos 5 cm maiores do que o tamanho que as cenouras atingirão. Encha o fundo do vaso com uma camada de 2,5 cm de cascalho, para fins de drenagem. Encha o resto do vaso com terra para plantio, até cinco centímetros abaixo da boca dele.

  3. 3

    Remova as sementes germinadas da assadeira, retirando uma pequena porção da terra em volta do broto com uma colher, para evitar danificar o sistema de raízes. Faça um pequeno buraco na terra em um dos vasos e, então, coloque o broto dentro. Vasos maiores podem contem mais plantas, mas deve-se colocar, em média, duas a três sementes em cada vaso.

  4. 4

    Acrescente mais terra aos vasos, conforme a necessidade, para nivelar a superfície e cobrir as raízes expostas. Não cubra as folhas da planta. Regue as plantas imediatamente, mas evite molhar as folhas e os caules.

  5. 5

    Coloque os vasos sob luz solar direta. Plantas com raiz tuberosa, como as cenouras, requerem mais sol do que os vegetais folhosos. Continue a regar as plantas uma vez ao dia, a menos que você ache que o solo está ficando muito seco; caso isso ocorra, aumente a frequência de regas.

Dicas & Advertências

  • De acordo com a Texas A&M; University, as variedades de cenoura que crescem melhor em vasos são scarlet nantes, gold nugget, little finger, baby spike e thumbelina. Leia as embalagens das sementes, para saber o tamanho médio de crescimento das cenouras.
  • Utilize terra para plantio sintética, ao invés da terra regular. O solo sintético é livre de doenças e retém a umidade melhor do que o solo natural.
  • Inspecione as folhas da planta diariamente, a procura de sinais de doenças. Muitas enfermidades vegetais podem ser revertidas ao aumentar ou diminuir a quantidade de sol e de água, mas os fertilizantes ou inseticidas são necessários ocasionalmente.

O que você precisa?

  • Sementes de cenoura
  • Fita métrica
  • Terra para plantio
  • Assadeira
  • Saco plástico transparente
  • Vasos de quatro litros, com furos para drenagem
  • Água

Lista completaMinimizar