Mais
×

Como cultivar dormideiras (Mimosa pudica)

Atualizado em 20 julho, 2017

A dormideira (Mimosa pudica) tem uma folhagem atraente e belas flores pom-pom rosadas que florescem no verão e no outono. É um arbusto perene, mas é muitas vezes visto como anual, pois o crescimento das plantas no segundo ano torna-se muito mais lento. O nome é derivado pelo movimento dos folíolos da planta, já que eles se fecham à noite e sempre quando são tocados, expostos à chuva ou ao calor excessivo. Isso é considerado como sendo uma defesa contra a lixiviação, insetos herbívoros ou dessecação. Você pode facilmente cultivar a dormideira através de sementes ou hastes.

Instruções

As folhas da dormideira lembram as de uma samambaia e tem 25 pares de pequenos folíolos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Cultivar dormideira a partir de sementes

  1. Coloque as sementes em uma tigela. Encha a tigela com água morna e deixe-as submersas durante a noite. Os revestimentos delas são rígidos e eles precisam ser amolecidos ou quebrados para iniciar a germinação. Um método alternativo para a imersão é a escarificação. Talhe o revestimento das sementes com uma faca afiada para expor o interior branco; repita o processo com cada semente.

  2. Encha os recipientes com a mistura de substrato. Plante as sementes, uma em cada recipiente pequeno ou três em cada recipiente de 180 ml ou maior, a cerca de 6 mm de profundidade. Cubra pouco as sementes com o solo.

  3. Regue as sementes. Coloque o recipiente em um local quente e ensolarado, cerca 24º C. Mantenha o solo úmido e quente. As sementes devem germinar em uma semana.

  4. Transplante as plantas para vasos maiores, quando necessário. Alimente-as com fertilizante a cada duas semanas depois do reenvasamento . Siga as instruções na embalagem dos fertilizantes.

    Cultivo de dormideira através de hastes

  1. Corte ramos de 10 cm da planta no início do outono. Tire as folhas da metade inferior do corte -- cerca de 5 cm. Mergulhe a ponta no hormônio de enraizamento em pó.

  2. Coloque o corte no composto de enraizamento. Este é constituído de materiais, tais como a perlita, musgo de turfa e areia; é um produto disponível comercialmente.

  3. Verifique se a haste formou raízes. Quando elas estiverem presentes, transfira a planta para um recipiente com terra para vasos. Coloque a planta em um local ensolarado e quente. Adube-a a cada duas semanas.

Dicas

  • Borrife as folhas com água durante os períodos de seca.

Aviso

  • Não plante ao ar livre, pois a dormideira é uma planta invasora. Se você a quiser ao ar livre, deixe-a em um vaso.

O que você precisa

  • Sementes de dormideira
  • Bacia
  • Faca
  • Recipiente de plantio
  • Mistura de substrato para plantas baseada em turfa
  • Fertilizante líquido com alto teor de potássio
  • Hormônio de enraizamento em pó
  • Composto de enraizamento
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article