Como cultivar Drosera spatulata

Escrito por anastasia leon | Traduzido por davidson g o fatima
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como cultivar Drosera spatulata
Drosera spatulata (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A Drosera spatulata é uma espécie de planta carnívora, por vezes cultivada em tanques e jardins de contêineres por sua incomum folhagem rosa coral. Ela é uma espécie minúscula, crescendo a menos de 4 centímetros de largura, com um hábito de crescimento de folhas de roseta espatuladas cobertas em saliências pegajosas e semelhantes a pelos, utilizados para enredar insetos. A Drosera spatulata cresce prontamente a partir de sementes e mudas de folhas; muitas vezes se coloca um conjunto de plantas pequenas em torno de sua base, de modo que a propagação através da divisão também é possível.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Potes de plástico de 5 centímetros
  • Esfagno moído
  • Bandeja de 10 cm de profundidade
  • Plástico
  • Vaporizador
  • Faca ou bisturi
  • Boião

Lista completaMinimizar

Instruções

    Cultivando a partir de sementes

  1. 1

    Colha as sementes de uma planta Drosera spatulata após a floração, ou adquira sementes de um negociante de plantas exóticas confiável. Manuseie as sementes com cuidado, uma vez que elas são minúsculas e facilmente se desfazem.

  2. 2

    Prepare potes de enraizamento para as sementes da Drosera spatulata. Preencha potes de plástico de 5 centímetros com esfagno bem lavado e moído. Coloque os potes em uma bandeja de 10 cm de profundidade. Despeje a água sobre os potes na bandeja até que o nível da água esteja a um pouco mais de meio centímetro acima das laterais dos potes.

  3. 3

    Coloque a semente de Drósera spatulata em uma folha de papel branco para que você possa vê-la mais facilmente. A semente se parece com uma mancha de pó preto no papel. Dobre o papel pela metade longitudinalmente para fazer um funil de vazamento.

  4. 4

    Agite suavemente uma pequena quantidade de semente de Drosera spatulata em cada pote de 5 centímetros. Certifique-se de não ter mais do que uma pitada escassa de sementes em cada pote. Não cubra as sementes.

  5. 5

    Estique um pedaço de filme plástico sobre a bandeja de 10 cm de profundidade para manter o calor e a umidade perto das sementes.

  6. 6

    Substitua a água no interior da bandeja se desenvolver algas ou evaporar muito. Mantenha pouco mais de meio centímetro de água na bandeja em todos os momentos.

  7. 7

    Coloque a bandeja onde receba luz clara indireta com a temperatura em torno de 25 graus Celsius. Não coloque a bandeja em luz solar direta.

  8. 8

    Preste atenção na germinação a partir de sete dias. Dilua as mudas para uma ou duas por vaso. Transplante as outras mudas em outros vasos de plástico de 5 centímetros, se desejar.

  9. 9

    Transplante as plantas para um terrário ou outro recipiente permanente, após elas desenvolverem folhagem madura.

    Cultivando a partir de mudas de folhas

  1. 1

    Pegue uma ou duas estacas de folhas a partir de uma planta Drosera spatulata madura e saudável no início do verão. Corte as folhas o mais próximo da base da planta quanto possível, utilizando uma faca ou bisturi.

  2. 2

    Coloque as mudas de folhas em um boião limpo com água filtrada. Incline as pontas das folhas contra a borda do frasco, com a extremidade cortada na água.

  3. 3

    Coloque as mudas de folhas em uma janela sem luz solar direta. Preste atenção para o início de enraizamento em duas semanas.

  4. 4

    Transplante as mudas de folhas enraizadas para um pote de plástico de 5 centímetros cheio de esfagno moído e completamente umedecido. Faça uma depressão rasa no musgo. Insira a extremidade enraizada das mudas de folhas na depressão e cubra-as com mais musgo.

  5. 5

    Coloque os cortes de folhas em um pote dentro de uma bandeja de 10 cm de profundidade, com uma pequena quantidade de água na parte inferior. Cubra o topo da bandeja com filme plástico.

  6. 6

    Transplante os cortes de folhas para um recipiente permanente ou terrário em quatro a seis semanas.

    Cultivando a partir de divisões

  1. 1

    Pegue as divisões de uma planta madura e prolífica no final da primavera ou início do verão. Localize um ou dois ramos pequenos, bem desenvolvidos ou desdobramentos perto da base da planta mãe.

  2. 2

    Deslize a lâmina de uma faca ou bisturi no solo debaixo das ramificações. Erga-as suavemente.

  3. 3

    Coloque as ramificações em vasos de plástico de 5 centímetros cheios de esfagno moído e lavado. Abrigue as raízes no esfagno pressionando suavemente o musgo em torno da base da divisão.

  4. 4

    Coloque as divisões em vasos dentro de uma bandeja de 10 cm de profundidade, com uma pequena quantidade de água na parte inferior. Cubra a bandeja com filme plástico.

  5. 5

    Mantenha as divisões na bandeja de quatro a seis semanas antes de transplantá-las para um terrário ou outro recipiente adequado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível