O que pode curar manchas lacrimais caninas?

Escrito por jennifer alyson | Traduzido por ricardo castiglioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 O que pode curar manchas lacrimais caninas?
As raças de cães pequenas de cores claras exigem cuidado extra para tratar e prevenir manchas lacrimais ao redor dos olhos (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Se você possui uma raça de cão pequena e com pelagem em tons claros, deve provavelmente estar muito familiarizado com as manchas lacrimais, aquelas descolorações vermelhas ou marrons que emergem sob os olhos devido à produção excessiva e prolongada de lágrima. Lojas de produtos para animais de estimação e veterinárias oferecem várias opções para tratamento de manchas lacrimais, mas é necessário ter paciência. Livrar o cão das manchas exige determinar a causa. Além disso, as marcas se desvanecerão com o passar do tempo. Os tratamentos eventualmente irão fazer efeito e um pelo limpo irá crescer debaixo do manchado. Evite o uso de remédios caseiros, descolorantes de cabelo humano ou utensílios domésticos, tais como peróxido de hidrogênio e amido de milho. Quando usados em excesso, tais tratamentos podem irritar ainda mais os olhos do cão.

Outras pessoas estão lendo

Causas da mancha de lágrima

Uma série de condições pode contribuir para o aparecimento de manchas lacrimais em cães. Entre as mais comuns, está o crescimento fora de controle de levedura vermelha, um micro-organismo que prospera em ambientes úmidos como as dobras da pele. Alergias a pólen, a gramíneas e até mesmo a algum tipo de alimentos podem resultar em manchas lacrimais. Os dutos lacrimais podem hospedar infecções bacterianas que causam coloração. Infecções de ouvido, infestações de pulgas, dutos lacrimais bloqueados, xampus cáusticos — tudo isso pode gerar lágrimas excessivas que levam à coloração da pele sob os olhos. Alguns cães, incluindo raças em miniatura, em particular, são geneticamente propensos a apresentar essas manchas.

Antibióticos

Um veterinário pode recomendar um antibiótico para matar as bactérias que causam as manchas lacrimais. Essa abordagem não é uma solução a longo prazo; ela foi projetada para obter um controle rápido de todas as infecções bacterianas ao redor dos olhos do cão. Antibióticos prescritos para coloração de lágrima incluem tetraciclina, que vem em forma de pílula, e tilosina, que vem em pó para polvilhar sobre os alimentos. Metrodinazole, um antibiótico usado para tratar a colite, também pode aliviar a lágrima de coloração causada por bactérias. O Lincocin é uma opção para cães cujas manchas lacrimais não melhoram com o uso de outros antibióticos.

Xenodine

Essa solução anti-séptica vem em frasco, spray ou conta-gotas para aplicação rápida e orientada nos olhos do cão. O ingrediente ativo do Xenodine, o iodo, desinfeta áreas feridas e limpa as bactérias e outros germes hostis, e então a cura pode começar. O Xenodine também é eficaz contra fungos e infecções causadas por eles. É também um antisséptico para todos os fins que pode ser aplicado para tratar outros problemas do cão, incluindo cortes, abrasões e locais em recuperação pós-operatória.

Outros colírios

Tratar os olhos do cão com medicações tópicas pode evitar as manchas lacrimais. Alguns colírios, tais como a solução oftálmica de sulfato de gentamicina, incluem antibióticos que atacam as bactérias onde elas habitam, por baixo da pálpebra e no canal lacrimal. Outros contêm vitaminas destinadas a parar a inflamação, irritação e coloração ao longo do tempo. O colírio Hery, por exemplo, usa a vitamina E para acalmar o olho e restaurar a cor original da pele. O lubrificante ocular Espree Optisoothe tem aloe vera para hidratar os olhos irritados e expulsar as bactérias e outros objetos estranhos. E o colírio Kinetic’s Hy-Optic dispõe de hialuronato de sódio, um hidratante, para lubrificar os olhos e parar a coceira e queimação que geram lágrimas.

Suplementos alimentares

Cães com manchas lacrimais podem precisar de aditivos alimentares para coibir o crescimento bacteriano e prevenir alergias. Pós que contém ácidos graxos ômega 3, encontrados em peixes e algas, podem reduzir a resposta inflamatória que provoca o lacrimejamento. Em municípios com abastecimento de água pouco mineralizada, a adição de suplementos de cálcio na dieta pode tornar a composição química das lágrimas inóspita para bactérias e leveduras. Se a água potável é rica em minerais, a adição de pequenas quantidades de vinagre à água do cão também pode modificar o conteúdo da lágrima, ao reduzir a infestação bacteriana. Além disso, as lojas de produtos para animais de estimação fornecem comprimidos formulados para reduzir manchas lacrimais com remédios anti-inflamatórios naturais incluindo extrato de arando, raiz de uva, cálcio e malvarisco.

Prevenção

Fique atento aos problemas médicos do cão, para evitar que as manchas lacrimais retornem. Apare o pelo longo ao redor dos olhos e controle alergias alimentares e outros gatilhos ambientais que irritam os olhos do cão. Limpe o rosto do cachorro todos os dias com um pano úmido, quente, removendo as lágrimas que se instalaram sob os olhos para eliminar o terreno fértil para o aparecimento de bactérias prejudiciais. Use apenas xampus hipoalergênicos, que evitam lágrimas no cão. Troque a tigela de plástico de água do cão por uma de vidro ou metal, pois pesquisadores encontraram associação entre pratos de comida de plástico e o aparecimento de alergias em alguns animais de estimação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível