Mais
×

Como curar rochas vivas de água salgada em um aquário

Atualizado em 21 novembro, 2016

Muitos organismos minúsculos se debruçam sobre rochas "vivas", como bactérias nitrificantes e macroalgas. Durante o recolhimento e o transporte, muitos desses organismos morrem. A morte dessas rochas traz mau cheiro, limo e perigo para o seu aquário. Portanto, o aquarista deve remover os organismos mortos antes de colocar uma rocha viva em um aquário com os animais. O processo, chamado de "cura", prepara a rocha viva para cultivar novos organismos benéficos.

Instruções

Recifes de corais naturais são construídos na rocha viva (aquarium fish 8 image by cherie from Fotolia.com)
  1. Mantenha a sua rocha viva úmida com água salgada em todos os momentos.

  2. Esfregue as pedras cuidadosamente com uma escova de dentes e, em seguida, enxágue bem com água salgada.

  3. Coloque as rochas em um aquário de 115 litros ou maior que não contenha animais, mas tenha um aerador ou bomba submersível para manter a água em movimento e bem oxigenada. Encha o aquário com água salgada com aproximadamente os mesmos pH e temperatura que a água na qual as rochas viverão futuramente.

  4. Após uma semana, retire a água salgada, que pode parecer suja e, possivelmente, apresentar um odor. Substitua por água salgada fresca.

  5. Repita os passos dois, três e quatro duas vezes por semana durante as próximas três a cinco semanas.

  6. Adicione as rochas vivas lentamente ao seu aquário real depois de três a cinco semanas, uma vez que a água salgada em que as rochas vivas estão curando comece a ficar limpa. Comece com algumas peças, de modo que qualquer remanescente da rocha não contamine seu aquário. Isso também garante que as novas formas de vida nas rochas não sobrecarreguem a sua filtração natural, aumentando de repente o "bioload" no tanque.

Dicas

  • Manter pouca luz no local onde você curar a rocha viva impede a proliferação de algas.

Aviso

  • Nunca coloque a rocha viva não curada diretamente em seu aquário, pois isso pode matar seus animais com um pico de amônia.

O que você precisa

  • Rocha viva
  • Água salgada
  • Aquário de 115 litros
  • Bomba submersível ou arejador
  • Escova de dentes
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article