Curas e tratamento para a boca seca induzida pelo estresse

Escrito por kate lee | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A xerostomia (boca seca) induzida pelo estresse pode ser temporária, como a sensação de boca seca proveniente do nervosismo antes de um grande discurso, ou crônica, que ocorre todos os dias ou na maioria das vezes. A secura da boca pode ser desconfortável e, se não tratada, pode até mesmo levar a um aumento das cáries, devido a uma diminuição na produção de saliva, a qual protege os dentes. Os tratamentos para boca seca incluem a cura da doença subjacente ou aliviar os sintomas usando medicamentos prescritos ou sem prescrição médica.

Outras pessoas estão lendo

Prevenção e solução

Uma das melhores maneiras de aliviar a xerostomia é tratar a causa subjacente. No caso de xerostomia induzida pelo estresse, técnicas de relaxamento podem prevenir a ocorrência da condição. Muitos medicamentos, incluindo anti-histamínicos, descongestionantes, anfetaminas e antidepressivos, podem causar ou agravar a boca seca, e as pessoas que sofrem de xerostomia talvez queiram interromper ou limitar o seu uso. O fumo também pode causar boca seca, especialmente para aqueles que se voltam para cigarros em momentos de ansiedade.

Tipos

As técnicas de relaxamento comuns que podem ajudar a aliviar a xerostomia incluem respiração profunda, visualização, meditação, oração, ouvir música, fazer exercícios, massagem, acupuntura e biofeedback. Pessoas que sofrem de boca seca podem ter dificuldade em respirar e essa sensação pode adicionar a sensação de estresse, o que pode agravar ainda mais a condição. As técnicas que ajudam a relaxar a respiração podem ser mais benéficas para aliviar a boca seca.

Considerações

Para aliviar os sintomas de boca seca, as pessoas podem querer tentar mascar chicletes sem açúcar, especialmente a goma que é adoçada com xilitol, para ajudar a estimular a produção de saliva. O xilitol é um substituto natural do açúcar que é seguro para as pessoas com diabetes e pode ajudar a reduzir a placa bacteriana e prevenir a cárie dentária. As pessoas com boca seca talvez queiram tentar também antissépticos bucais hidratantes sem prescrição médica, bem como hidratantes orais. Pessoas que acordam com a boca seca devido ao estresse noturno podem querer utilizar um umidificador para adicionar umidade ao ar e facilitar a respiração.

Equívocos

Beber água ou outras bebidas não necessariamente aliviarão a boca seca induzida pelo estresse, especialmente se for grave ou crônica. No entanto, é importante manter-se bem hidratado quando está estressado, e beber líquidos pode proporcionar algum alívio. Pessoas com xerostomia devem evitar bebidas com cafeína, como café, chá e refrigerantes, que podem secar a boca ainda mais, bem como bebidas açucaradas que podem aumentar as cáries.

Percepção experiente

Pessoas que não podem conseguir alívio da boca seca usando remédios sem prescrição médica ou técnicas de redução de estresse podem precisar experimentar um tratamento de prescrição. Medicamentos como Salagen e Evoxac estimulam a produção de saliva, enquanto medicamentos, como o Aquoral, utilizam triésteres de glicerol oxidados para fornecer um substituto à saliva artificial. As pessoas que têm crises frequentes ou graves de xerostomia devem consultar um médico para ter certeza de que não existe uma causa subjacente, como diabetes ou danos às glândulas salivares.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível