Educação e ciência

Curiosidades sobre mosquitos

Escrito por andrea hermitt | Traduzido por elisa lacerda de freitas

Aqueles minúsculos insetos que você não pode ver até que estejam a alguns centímetros à frente são chamados de mosquitos, e parecem sempre dar um jeito de entrar nas casas, atraídos por comida estragada e umidade. Alguns são transportados juntos com fruta que você comprou, enquanto outros entram através de aberturas em sua casa, como portas e rachaduras.

Outras pessoas estão lendo

Mitos

Há quem pense que os mosquitos são apenas uma espécie de inseto — o que não é verdade. Vários pequenos insetos voadores se qualificam como mosquitos, que são um tipo de mosca pertencente à família Diptera, cujo significado é "duas asas".

Fatores de Risco

A maioria dos mosquitos é mais irritante do que qualquer outra coisa, mas ainda existem alguns tipos que picam, causam irritações e disseminam doenças. Eles se multiplicam rapidamente, colocando centenas de ovos em um curto espaço de tempo, o que pode ser anti-higiênico.

Benefícios

Os mosquitos podem ser benéficos para o ambiente, ajudando a polinizar algumas orquídeas da América do Sul que produzem flores minúsculas e, ainda, o mosquito de fungo, que é comum em casas, transforma a matéria orgânica em decomposição nas plantas domésticas.

Identificação

Os mosquitos são pequenas moscas que são quase imperceptíveis até que comecem a formar enxames. Os machos tendem a formar grandes enxames ao anoitecer. O enxame é chamado de "ghost" (fantasma) em inglês e, se você já andou perto de um pela noite, sabe que não é possível percebê-lo até que você esteja no meio dele.

Tipos de mosquito

Existem inúmeros tipos de mosquitos. Os mosquitos Simulium picam outros seres vivos e sobrevivem sugando sangue — o macho se alimenta principalmente de néctar. São muito pequenos e podem ser pretos ou cinzas. Eles espalham várias doenças, incluindo a oncocercose (cegueira dos rios) na África e nas Américas Central e do Sul. As moscas-dos-olhos são pequenos insetos que se alojam nos fluidos oculares de animais, aos quais podem ser encontrados em conjunto. Elas incomodam, mas não picam, e também são conhecidas por causar câncer e doenças mamárias em vacas na América do Norte. Os insetos galhadores, também chamados de cecidomídeos, são insetos pequenos e frágeis com um comprimento de três milímetros ou menos. Eles têm asas peludas e longas antenas. Há muitas espécies dessa praga que são conhecidas por causar danos a plantações de trigo, uma vez que as larvas se alimentam de plantas e causam nelas crescimentos anormais, que são chamados de galhas. Os mosquitos de areia são insetos que picam e sugam sangue e são encontrados em áreas arenosas. As picadas deixam grandes saliências vermelhas e erupções cutâneas. O mosquito de fungo é encontrado em ambientes úmidos e causa problemas em cultivos de cogumelos e em plantas domésticas. Os mosquitos Nematocera são insetos de duas asas muito pequenos. Alguns picam e transmitem doenças ao gado, enquanto outros não picam. Eles vivem na água durante a fase larval. Os pernilongos também são um tipo de mosquito. As fêmeas sugam o sangue de humanos e animais e transmitem doenças — elas precisam do sangue para botar ovos.

Conselhos

Para eliminar mosquitos de sua casa, retire a fonte de alimento deles — descarte a comida estragada, coloque uma camada de areia em cima das plantas de sua casa e não as regue demais; guarde os alimentos na geladeira ou em plástico e recipientes hermeticamente fechados; e, ainda, mantenha a pia e as lixeiras limpas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media