Por que a curva de demanda agregada é negativamente inclinada?

Escrito por leigh richards | Traduzido por evelyn lima
Por que a curva de demanda agregada é negativamente inclinada?
Oferta e demanda combinadas determinam o preço de um item no mercado e a quantidade produzida no equilíbrio (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Uma das relações mais básicas de economia é a relação entre oferta e demanda. Oferta e demanda combinadas determinam o preço de um item no mercado e a quantidade produzida no equilíbrio. Graficamente, essa relação é representada por duas curvas inclinadas, sendo a inclinação da curva de oferta positiva, e a de demanda, negativa.

Demanda

Em economia, a demanda é uma função de três variáveis: o desejo de consumir um bem ou serviço, a capacidade de pagar por esse produto e a propensão a consumi-lo. Devido à capacidade e a propensão a pagar por produtos, o preço tem um papel significativo na determinação da demanda do consumidor.

Demanda agregada

A demanda agregada é simplesmente a demanda de todos os consumidores de um mercado em conjunto. Por exemplo, se há 1.000 consumidores em um mercado e 50% demandam uma unidade de um produto, 25% demandam duas unidades e 25% não o demandam, a demanda agregada seria 1.000. É importante notar que a demanda agregada mede o total de unidades demandadas, e não o número total de consumidores que as demandam.

Curva de demanda

A curva de demanda é a representação gráfica da quantidade demandada de um item em relação a uma gama de preços. Com a quantidade no eixo horizontal e o preço no eixo vertical, a curva de demanda é um mapa de todas as combinações de preço e quantidade no equilíbrio do mercado. Cada ponto da curva de demanda mostra quantas unidades de um produto os consumidores do mercado irão demandar a cada nível de preços.

Demanda negativamente inclinada

Os consumidores são sensíveis aos preços e, por isso, menos unidades de um item serão demandadas conforme seus preços subirem. Por exemplo, se um carro custa R$ 20.000,00, os consumidores desejarão comprar 5.000 carros. Porém, se o preço subir para R$ 45.000,00, os consumidores desejarão e poderão comprar menos carros. Se fôssemos conectar todas as combinações de preço e demanda para esse item, a curva criada seria negativamente inclinada porque a demanda diminui com o preço.

Em economia, há alguns produtos atípicos que possuem uma curva de demanda positivamente inclinada. Por exemplo, para alguns bens de luxo, mais unidades serão demandadas quanto mais alto for seu preço, pois esses itens são vistos como símbolos de status.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível