on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O que é uma curva horizontal de demanda?

Atualizado em 23 março, 2017

A curva de demanda de um mercado representa a capacidade de resposta dos consumidores a mudanças de preço de um bem. Quanto mais plana a inclinação de uma curva de demanda, maior a capacidade de alteração da quantidade demandada diante da variação de preço. A curva de demanda horizontal é usada para representar uma inclinação de zero. A mudança de preço é impossível neste mercado devido à concorrência e à perfeita substituição entre fornecedores.

Uma curva horizontal de demanda é usada para representar uma indústria altamente competitiva com muitos fornecedores, como o mercado de refrigerantes (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Curva da demanda

A quantidade demandada de um bem é o total que um mercado quer comprar dessa coisa a um preço determinado. Há uma relação inversa entre preço e quantidade demandada: um aumento de preços diminuirá a demanda e uma redução de preço a aumentará. Essa relação é representada na curva de demanda, que será negativamente inclinada para ilustrar a relação inversa entre preço e quantidade demandada. Nesse gráfico, o preço disposto sobre o eixo vertical (Y) e a quantidade no eixo horizontal (X).

Loading...

Elasticidade do preço da demanda

A elasticidade do preço da demanda é um cálculo para medir a variação percentual na quantidade demandada causada por uma alteração no preço. Essa é fornecida dividindo-se a variação percentual na quantidade pela variação percentual no preço. Uma curva com elasticidade maior é considerada elástica, ao passo que outra de elasticidade menor é chamada inelástica. Bens elásticos são mais sensíveis às mudanças de preços do que bens inelásticos.

Curva horizontal da demanda

Quanto mais plana (reta) uma curva de demanda, maior a elasticidade relativa. Isto é visto no gráfico de curva da procura quando uma grande mudança de quantidade leva a uma pequena alteração no preço, ao contrário de uma curva de inclinação acentuada. A curva de demanda horizontal é uma curva plana com uma inclinação de zero, sendo elástica. Uma vez que o declive da curva é igual a zero, é impossível que o preço mude no mercado.

Significado prático

A curva horizontal de demanda é usada para representar um mercado em que os consumidores têm uma escolha entre um grande grupo oferecendo um produto quase idêntico. A substituição fácil entre os fornecedores evita a subida dos preços porque os consumidores migram para um concorrente. Os preços não podem cair, também, porque aquele que cobra mais barato receberia um grande número de novos clientes, aumentando os custos e preços relacionados. A curva de demanda perfeitamente elástica e horizontal não existe na vida real, mas é usada para entender melhor os mercados altamente competitivos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...