×
Loading ...

Como usar curvas francesas

Atualizado em 17 abril, 2017

A curva francesa, um modelo de plástico ou de madeira curvado frequentemente utilizado no desenho de carros e vestidos, é um instrumento utilizado para desenhar curvas no papel ou na tela do computador. A curva francesa permite desenhar e ligar curvas, de maneira que fiquem perfeitamente encaixadas, sem usar cálculos de matemática. Usar a curva francesa é simples. Apenas alinhe uma das seções da curva francesa com os dois pontos que você quer conectar com uma curva. Em seguida, trace a borda da curva francesa com um lápis ou caneta eletrônica.

Instruções

Use a curva francesa para desenhar curvas com um ajuste perfeito (curve; instrument for drawing curves image by PaulPaladin from Fotolia.com)
  1. Trace dois pontos sobre um pedaço de papel de modo que a distância total entre eles seja inferior a um quarto da distância da curva mais longa na sua curva francesa. Use um tablet e caneta eletrônicos para traçar os pontos na tela do computador se você preferir desenhar suas curvas dentro de um programa de design gráfico.

    Loading...
  2. Selecione uma borda da curva francesa de modo que a mesma passe através de ambos os pontos. Experimente bordas diferentes, com diferentes curvaturas para localizar a borda da seção da curva francesa que vai passar pelos dois pontos e lhe dar o tipo de curva que você deseja.

  3. Mova o lápis ao longo da borda da curva francesa para desenhar a curva que liga os pontos. Use a caneta eletrônica para traçar a borda da curva francesa em seu tablet eletrônico se estiver desenhando curvas em um programa de design gráfico.

  4. Trace um outro ponto que esteja em um lado da curva e entre os dois pontos finais da curva. Use a sua curva francesa para localizar uma curva entre um dos pontos finais da curva original e o novo ponto, chamado P1. Agora trace a borda da curva francesa entre os dois pontos. Repita o procedimento para o outro ponto final da curva original, até o ponto P1. Observe que suas curvas formam um grupo fechado de linhas curvas.

Loading...

Dicas

  • A verdadeira matemática por trás da curva francesa está relacionada com tangentes, pontos de inflexão e centros de curvatura. Entender esses conceitos vai ajudá-lo a tirar o máximo de proveito da sua curva francesa. Se quiser desenhar curvas facilmente com o seu programa de design gráfico, use uma caneta eletrônica e tablet. Basta posicionar a curva francesa em seu tablet e traçar em torno das bordas com a caneta eletrônica.

O que você precisa

  • Curva francesa
  • Caneta eletrônica
  • Tablet eletrônico de desenho

Referências

Loading ...
Loading ...