Dança tradicional do Myanmar

Escrito por noelle carver | Traduzido por antônio melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dança tradicional do Myanmar
A dança do Myanmar tem raízes no antigo Budismo (unique dance image by kastock from Fotolia.com)

Testemunhar a dança tradicional do Myanmar é uma experiência chocante e fascinante para um observador estrangeiro. Os dançarinos populares se reúnem em trajes brilhantes e drapeados, às vezes com chapéus altos e joias longas coloridas. Eles se movem com movimentos em esgueiro, quase semelhantes com os do contorcionismo. Cada movimento da dança do Myanmar ou Birmanesa, se assemelha a um design floral, onde o bailarino dança como uma flor crescendo, transformando-se e curvando na brisa.

Outras pessoas estão lendo

Origem mais antiga

Arqueólogos descobriram as primeiras da dança tradicional do Myanmar em antiguidades na cidade de Srikshetra. As antiguidades, datadas por volta do século 13, incluíam pequenas estatuetas de bronze de Buda. Às estatuetas incluíram um tocador de flauta, um baterista, uma válvula de prato, um dançarino e um palhaço parecido com um anão carregando um saco nas costas. Essas estatuetas bem vestidas, espalhadas com joias, estão encenando movimentos animados como se estivessem envolvidas em um espetáculo de dança.

Raízes musicais

Com origens na agricultura, os dançarinos do Myanmar historicamente celebravam as colheitas e as épocas de plantio com rituais de dança. Desenvolvido como música popular expandida, os performadores da Birmânia ou Myanmar geralmente apenas dançam a música popular tradicional. Estudiosos acreditam que a música e as canções populares remetem às tarefas agrícolas diárias, ao crescimento das plantas e ao poder do sol.

Significado

Desde 2010, a dança tradicional é considerada a arte de palco mais prevalente no Myanmar. Cada festival típico apresenta a dança folclórica e a música chamado "pwe", que significa desempenho dramático. Ao longo da história do Myanmar, festas e eventos reais começavam e terminavam com música e dança. Os festivais de pagode, o início das batalhas e os casamentos também contavam com danças e músicas folclóricas.

Tipos

Os historiadores consideram a dança "Apyodaw" ou dança de honra das donzelas, a forma mais antiga e mais pura da dança tradicional do Myanmar. Uma vez realizada por um único dançarino, desde 2010 os bailarinos, muitas vezes, tem executado a dança movendo-se em grupo.

A dança "U Shway Yoe" surgiu nos primeiros dias do governo colonial britânico. Considerada uma dança dos quadrinhos, um homem se veste como um cavalheiro tradicional do Myanmar. Ele usa um bigode, um lenço no pescoço, um turbante e um sarong quadrado ao redor de sua cintura e frente. Segurando um guarda-sol de de mulher em uma mão, ele dança com movimentos exagerados fazendo caretas estranhas e engraçadas conforme ele se move.

Outras danças estrelam uma única dançarina ou um pequeno grupo que exibe movimentos lentos e graciosos. Um dançarino executa os movimentos graciosos, agitando os braços e mostrando a roupa elaborada sarong e a flexibilidade, remexendo seu corpo de lado a lado.

Símbolos

A cabeça da dançarina é considerada como a florescência de uma flor: as folhas são suas mãos e o corpo é o tronco. Os movimentos desordenados e aparentemente desconfortáveis da dança representam uma brisa empurrando uma flor para viver ao vento. Para ocasiões especiais, os músicos criam canções tradicionais para o evento. Os dançarinos geralmente improvisam nessas performances, o que significa que um deles pode se mover como deseja para tornar-se a flor que balança.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível