×
Loading ...

Como dar banho no seu coelho de estimação

Coelhos de estimação raramente precisam de banhos. Os coelhos são bastante higiênicos e, com a escovação frequente dos seus pelos, não será necessário dar banho, a menos que o coelho ande em um local sujo. A maioria dos coelhos não gosta de tomar banho, e leva muito tempo para secar os pelos do animal. Se você precisa dar banho no seu coelho, é necessário reservar um tempo para limpá-lo e secá-lo após o banho.

Instruções

  1. Dobre uma toalha grossa ao meio e coloque-a no fundo da banheira.

    Loading...
  2. Usando um copo, com cuidado, derrame água sobre o coelho para molhá-lo. Tenha cuidado para não deixar a água atingir o rosto ou entrar nas orelhas do animal.

  3. Use uma pequena quantidade de xampu para lavar os pelos do coelho. Uma quantidade do tamanho de uma ervilha provavelmente será suficiente.

  4. Tire o xampu do coelho derramando água morna sobre seus pelos com auxílio do copo. Tome cuidado para que não entre xampu nos olhos do coelho.

  5. Enrole o coelho em uma toalha seca e tire-o cuidadosamente da banheira. Segure o animal de forma que ele não possa chutar ou saltar de seus braços e ferir-se.

  6. Seque o coelho com a toalha o máximo possível.

  7. Use um secador de cabelo na potência mais baixa para secar os pelos do coelho. Ele pode não gostar do secador de cabelo.

  8. Mantenha o coelho aquecido até que seus pelos estejam completamente secos. Ocasionalmente, seque os pelos do animal com uma toalha seca.

Loading...

Dicas

  • Devido ao banho ser traumático para os coelhos e demorado para os tratadores, lave seu animal apenas no local sujo e da maneira mais rápida. Se apenas uma parte do coelho precisar ser limpa, lave apenas essa parte. Se pata dianteira do coelho estiver suja, por exemplo, lave somente a pata, usando um pano.
  • Conte com a ajuda de um amigo durante o banho do coelho. É extremamente prático quando uma pessoa segura o coelho enquanto a outra dá o banho.
  • Seu coelho se sentirá melhor se escovar seus pelos quando estiverem completamente secos. Isso ajudará a manter os pelos alinhados e aliviará um pouco a agitação que o coelho desenvolveu com a experiência do banho.

Aviso

  • Não ligue a banheira com o coelho dentro, pois isso irá aterrorizá-lo.
  • Tome muito cuidado ao dar banho num coelho, eles podem entrar em choque se submersos na água.

O que você precisa

  • Várias toalhas
  • Copo
  • Xampu de bebê
  • Secador de cabelo
  • Ajudante

Referências

Loading ...
Loading ...