Quais são os tratamentos para piolho em filhotes de gatos?

Escrito por hunter darden | Traduzido por joão melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os tratamentos para piolho em filhotes de gatos?
Quais são os tratamentos para piolho em filhotes de gatos? (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Piolhos são parasitas visíveis, sem asas, seis patas e uma aparência comprimida. Os ovos são pequenos pontos brancos chamados lêndeas. Eles são específicos sobre onde gostam de se infiltrar e fazer suas casas. Existem dois tipos diferentes de piolho. Aqueles que sugam sangue e os que gostam de triturar pele.

Outras pessoas estão lendo

Piolho em gatinhos

O método de invasão dos piolhos é trabalhar lentamente através do pelo dos gatinhos. Eles põem seus ovos brancos nos fios e, então, começam a se alimentar. Acabam ficando tão fixados que é difícil retirar as lêndeas da pelagem. O ciclo de vida é, normalmente, em apenas um filhote.

O sinal óbvio da invasão por piolhos pode ser visto na pelagem, que se torna incrivelmente seca. Isso pode ocasionar perda de pelo e coceira intensa. Se tratar-se de uma infestação extremamente ativa do parasita sugador de sangue, pode haver anemia. Os piolhos tendem a se alimentar dos gatinhos que estão desnutridos.

Matando os piolhos dos filhotes

O piolho de filhotes de gato não pode ser passado para humanos. Eles se movem de gato para gato, ou de materiais que estejam infestados. Esses parasitas são bem mais fáceis de erradicar do que outros. É fácil matar um piolho com o mesmo tratamento para pulgas.

Banhe seu gatinho com Mycodex Pet Shampoo. Ponha algodão no ouvido do animal e proteção nos olhos. Comece com o xampu no pescoço e siga em direção à cauda. Enxague bem, envolva o gato em uma toalha e seque o pelo utilizando um secador em potência fraca. Esse processo precisa ser repetido, aproximadamente, duas vezes por semana para garantir que todos os piolhos sejam exterminados.

Tratamentos caseiros com ervas também podem ser usados. Eles podem ser mais suaves para a pele do filhote. Limões, que contêm d-limoneno, repelem piolhos naturalmente.

Prevenção dos piolhos

Depois do tratamento, desinfete os instrumentos utilizados, assim como as roupas de cama do animal. É importante prevenir outras infestações.

Vaporizadores utilizados no tratamento de pulgas e carrapatos podem ajudar a prevenir o surgimento de infestações futuras por piolhos. É seguro utilizar o spray na casa e no local em que o gatinho dorme. Siga as instruções no rótulo do produto para determinar o tamanho da área que pode ser tratada e quanto tempo o lugar deve ser evitado após a aplicação.

Recuperação após a infestação por piolhos

Se o seu gatinho ainda está se coçando, alivie o sintoma dando a ele suplementos de vitamina E em pó. O suplemento deve ser adicionado na comida do animal três vezes ao dia. Cheque a dosagem com seu veterinário.

Se o seu gato estiver anêmico, adicione 1/8 de colher de chá de leveduras em sua comida. A levedura contém vitaminas B que ajudam na produção de hemácias, melhorando o quadro de anemia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível