Mais
×

Como dar banho em um yorkshire

Atualizado em 21 novembro, 2016

O yorkshire terrier, ou simplesmente york, é uma raça de cachorro pequena e com personalidade forte. Eles são muito inteligentes e ágeis e, apesar de seu tamanho diminuto, são ótimos cães de guarda. Essa raça exige cuidados regulares, incluindo banhos frequentes. Diferentemente de outros cachorros, é necessário dar banho em um yorkshire toda semana ou pelo menos duas vezes por mês, dependendo do comprimento do pelo do cão.

Instruções

Seu yorkshire se sentirá muito melhor depois de cada banho (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Prepare o local do banho com todos os instrumentos necessários, antes de colocar seu yorkshire dentro da banheira ou da pia. Não é bom perceber que alguma coisa está faltando no meio do processo.

  2. Coloque o cachorro no seu colo, no chão ou em uma mesa e escove completamente todo o pelo. Depois de escovar, use um pente para certificar-se de que o pelo não esteja embaraçado ou enroscado. Ao dar um banho em um cachorro cujo pelo tenha nós, a tendência é que a água os aperte ainda mais, tornando-os praticamente impossíveis de remover.

  3. Ligue a torneira da banheira ou da pia e teste, com a mão, se a água está em uma temperatura morna adequada para um banho confortável.

  4. Coloque o cachorro na banheira ou na pia. Molhe-o por inteiro, evitando contato direto com olhos e orelhas. Caso esteja preocupado que a água entre nos ouvidos do cão, coloque pequenas bolinhas de algodão dentro das orelhas dele, antes de começar o banho, para mantê-las seguras e secas.

  5. Coloque uma quantidade generosa de xampu enriquecido em proteínas e à prova de lágrimas na palma das mãos, esfregando uma na outra, antes de começar a espalhar o produto no pelo do cachorro. Crie uma espuma rica e abundante no cão fazendo movimentos para baixo, com as mãos ensaboadas. Evite movimentos circulares, que podem deixar o pelo embaraçado. Use os dedos para, cuidadosamente, colocar um pouco de xampu ao redor do rosto e dos olhos. Enxágue o cachorro completamente.

  6. Coloque uma pequena quantidade de condicionador, do tamanho aproximado de uma moeda, na palma da sua mão. Esfregue as mãos uma na outra e aplique o produto nas costas, no rabo e nas orelhas do cachorro. Deixe o condicionador agir por cerca de cinco minutos, antes de enxaguar completamente. Isso fará com que o pelo ganhe uma camada protegida de limpeza.

  7. Gentilmente, esprema o excesso de água do pelo do cachorro, antes de tirar o yorkshire da banheira e colocá-lo sobre uma toalha. Seque o pelo da melhor forma possível, sem esfregar, o que resultaria em nós. Pode-se colocar o cão sobre uma mesa e secá-lo com secador de cabelos a uma temperatura baixa. Certifique-se de apontar o secador na direção do crescimento dos pelos, escovando o cachorro ao mesmo tempo. Escovar enquanto seca ajuda o pelo a secar mais rápido e sem embaraçar.

Dicas

  • Se o pelo do yorkshire for comprido, pode ser necessário dar banhos semanalmente, para mantê-lo com uma aparência fresca e limpa. Os de pelo mais curto podem receber banhos duas vezes por mês.

O que você precisa

  • Xampu para cachorros à prova de lágrimas enriquecido com proteínas
  • Condicionador para cachorros
  • Bolas de algodão
  • Pente
  • Escova
  • Toalha
  • Secador de cabelos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article