×
Loading ...

Como lavar a pelagem de um coelho branco

Atualizado em 17 abril, 2017

Os coelhos com a pelagem branca normalmente começam a ficar amarelados em torno das patas traseiras. Isso ocorre devido aos resíduos de urina e fezes, principalmente se o seu animal de estimação esteve doente por um longo período, pois isso causa mais sujeiras. Limpar a pelagem de um coelho branco requer delicadeza e cuidado, pois os pelos desses animais são bastante finos. Com o xampu e os métodos de banho corretos é possível limpar o seu coelhinho branco sem que ele fique traumatizado.

Instruções

Os coelhos maiores com bastante pelo tendem a ter mais detritos e emaranhados (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Removendo emaranhados e sujeiras

  1. Compre amido de milho em pó para bebês. Verifique o rótulo do produto para excluir o ingrediente talco, um irritante respiratório que não é recomendável usar para dar banho no seu coelho.

    Loading...
  2. Coloque o coelho branco em uma posição confortável sobre uma toalha, de modo que as partes sujas fiquem expostas.

  3. Aplique o amido de milho em pó nas áreas sujas, passando suavemente o pó na pelagem. Aplique mais produto se o coelho tiver aglomerações de sujeira em seu pelo.

  4. Descarte as partes sujas em um saco de lixo ou em um jornal.

  5. Use um pincel com uma ponta macia para soltar qualquer sujeira restante na pelagem branca do coelho. Passe a mão nas áreas que receberam o pó para remover o produto solto.

    Banho molhado

  1. Encha uma pia pequena com cerca de 6 cm de água morna. Misture uma colher de sopa de xampu hipoalergênico e não medicamentoso para animais.

  2. Coloque o animal na pia, com a barriga para cima, na água morna. Massageie a solução de água e xampu na pelagem do coelho.

  3. Enxágue o bichinho com água morna e limpa usando um copo com delicadeza. Não deixe nenhum resíduo de xampu nos pelos do coelho.

  4. Enrole o coelho em uma toalha e seque com cuidado, mas não esfregue contra a pele irritada.

  5. Seque a pelagem com o secador no modo mais baixo, tendo cuidado para que o ar não esteja diretamente sobre o coelho, para não queimá-lo. Mantenha sua mão perto da pele do animal para determinar a temperatura do fluxo de ar.

Loading...

Dicas

  • Remova áreas realmente sujas com pequenas tesouras ou um alicate. Aplique um bálsamo contra a pele irritada.

Aviso

  • Não é recomendável usar xampu humano, nem mesmo para bebês.

Referências

Loading ...
Loading ...