Mais
×

Como dar um ar envelhecido à sua cômoda usando uma esponja

Atualizado em 17 março, 2017

O envelhecimento de móveis dá a eles um estilo rústico que deixa a maioria dos ambientes mais convidativos e acolhedores. Nos quartos, você pode criar essa atmosfera aconchegante usando cômodas, camas e criados-mudos. É possível fazer isso de várias maneiras, e até mesmo os mais novatos podem fazer uma pintura envelhecida em uma cômoda usando uma esponja e verniz, deixando o móvel com um lindo estilo rústico.

Instruções

Fazer uma pintura envelhecida em uma cômoda destaca a variação de cores e sombras (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  1. Retire todas as gavetas de sua cômoda. Pinte primeiramente o corpo do móvel, deixando as gavetas para o final, já que elas precisam de menos tempo para secar.

  2. Faça a pintura usando a técnica de esponjado. Você irá adicionar mais textura com a esponja ao aplicar o verniz, mas sinta-se à vontade para escolher o método de aplicação. Passe uma ou duas camadas de revestimento, como achar melhor. Deixe secar bem.

  3. Lixe usando uma lixa de papel fina para polir a cômoda e, em seguida, limpe-a bem para remover qualquer partícula restante.

  4. Misture tinta e água numa proporção de 4 para 1 para fazer o esmalte. Em seguida, aplique-o na peça e deixe secar. Você pode passar uma camada extra caso queira que o esmalte se sobressaia sobre a cor original; isso impede que as duas cores se misturem.

  5. Toque o esmalte com movimentos rápidos e suaves usando a esponja. Use um pano limpo para absorver a tinta das áreas que estiverem muito molhadas. Em seguida, continue espalhando o esmalte, borrando intencionalmente quando necessário.

  6. Misture as áreas enquanto ainda estiverem molhadas para evitar o aparecimento de linhas, o que pode estragar o efeito. Se uma ponta secar rapidamente e começar a apresentar linhas, você pode usar outra esponja molhada para umedecer a área e misturá-la novamente.

  7. Se desejar, aplique um terceiro esmalte para dar uma dimensão mais profunda e acrescentar mais uma cor.

Dicas

  • Se não estiver seguro com o resultado, experimente reproduzir o efeito em outro pedaço de madeira antes.
  • Lixar a peça fará com que a madeira segure bem a pintura e contribuirá para a criação de um tom rústico.
  • Alterne a maneira de segurar a esponja às vezes para variar o visual. Além disso, evite pressioná-la muito e molhe-a na tinta sempre que necessário.

O que você precisa

  • Uma ou duas esponjas
  • Tinta
  • Revestimento
  • Verniz ou esmalte
  • Panos limpos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article