Você pode dar um medicamento de gripe de uso humano para cães?

Escrito por juniper russo | Traduzido por natalia fernandes
Você pode dar um medicamento de gripe de uso humano para cães?
Tome cuidado ao dar remédio ao seu cão (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

Os donos de animais bem-intencionados frequentemente dão aos seus animais medicamentos de uso humano para tratar congestão. Entretanto, muitos remédios, incluindo os descongestionantes e redutores de febre, podem causar reações fatais em cães.

Considerações sobre segurança

Embora alguns medicamentos sejam seguros para os seres humanos e animais de estimação, muitos outros são tóxicos para os cães. Alguns veterinários recomendam medicamentos específicos de uso humano para cães, mas devem ser administrados com orientação profissional.

Componentes perigosos

Muitos medicamentos para gripe de uso humano contêm ingredientes que são tóxicos para cães, como a pseudoefedrina (descongestionante) e o paracetamol (redutor de febre e anti-inflamatório).

Uma opção segura

O dextrometorfano (nome comercial Trimedal Tosse) é um dos poucos medicamentos recomendados para cães. A maioria dos veterinários recomenda a administração de 0,5 e 1 mg de Trimedal Tosse por 450 g de peso corporal.

Sinais de intoxicação

Se foi dado ao cão uma dose muito grande de remédio para tosse ou o tipo errado, ele pode apresentar sintomas de envenenamento. Esses sintomas incluem vômito, letargia, dor abdominal, confusão, cambaleante e diarreia.

O que fazer

Consulte um veterinário antes de dar ao seu cão qualquer tipo de medicação humana. Se você souber ou suspeitar que seu cão tenha ingerido uma droga perigosa, leve-o imediatamente a uma clínica veterinária.