Mais
×

Como decorar uma cruz de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A cruz tem significado para cristãos em todo o mundo. Desde os primórdios da cristandade, as pessoas as têm usado para expressar a fé. Decorar uma cruz de madeira refletindo seu estilo pessoal, bem como sua crença, dá a ela ainda mais significado. Há várias maneiras de ser criativo na empreitada: mosaicos, pinturas, miçangas e arame são alguns dos materiais que você pode usar para criar uma obra toda especial.

Instruções

Você pode transformar uma simples cruz de madeira em uma obra de arte (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Cruz pintada

  1. Lixe sua cruz até que fique suave, sem lascas ou rugosidades. Retire as rebarbas com uma escova, bem como eventuais detritos e sujeira, para obter uma superfície limpa e uniforme.

  2. Aplique uma demão de tinta na cor de sua preferência. Pinte a cruz inteira, inclusive as pontas. Deixe descansar sobre folhas de jornal por pelo menos uma hora. Aplique uma segunda demão de tinta e deixe secar.

  3. Cole o estêncil na cruz na área desejada. Certifique-se de que ele esteja totalmente plano para evitar que a tinta escorra.

  4. Mergulhe o pincel na tinta retirando dele quaisquer excessos. No pincel só deve ter o suficiente para imprimir na superfície. Aplique o pincel cuidadosamente sobre o estêncil, evitando gestos bruscos. Se você não tomar cuidado, a tinta poderá escorrer para debaixo dele. Pressione levemente as partes do estêncil que não se mantiverem rentes à superfície enquanto você aplica o pincel e deixe secar por uma hora. Repita esse passo se quiser com outras cores.

  5. Aplique o verniz na cruz já seca. Tome cuidado para que ele não se junte muito nas beiradas e deixe secar por uma ou duas horas. Aplique verniz novamente e deixe secar de novo.

    Cruz com mosaico

  1. Esfregue a lixa fina na cruz removendo lascas e rugosidades. Em seguida, passe uma escova para retirar detritos.

  2. Confira seu modelo posicionando ladrilhos, vidros e outros ornamentos na cruz antes de aplicar cola. Dessa maneira você tem uma ideia de como vai ficar, evitando arrependimentos.

  3. Retire apenas alguns ladrilhos da cruz, deixando os outros onde estão, passe cola e os reposicione. Faça isso até que todas as peças estejam afixadas e deixe secar por algumas horas. Se alguma peça se soltar, prenda-a com ainda mais cola.

  4. Seguindo as instruções da embalagem, misture a argamassa. Cubra as fendas e os espaços usando uma luva de borracha. Passe também nos lados, mesmo que neles você não tenha nada, dando continuidade à parte de cima. Deixe fixar por uma ou duas horas.

  5. Umedeça uma esponja sem encharcar. Passe-a suavemente sobre a superfície para remover a argamassa de cima dos ornamentos, deixando-a mais lisa e com um visual mais acabado. Com um papel toalha, retire quaisquer outros excessos que encontrar. Quando as peças estiverem limpas, deixe secar até o dia seguinte.

  6. Retire qualquer sujeira e argamassa das pecinhas e depois aplique verniz. Não deixe o verniz se juntar nas beiradas. Após deixar secar por uma ou duas horas, aplique novamente.

Dicas

  • Ao pintar ou colar, use as luvas para evitar que suas mãos se sujem.
  • Teste a cola afixando uma das peças a um pedaço de madeira à parte. Assim, pode-se descobrir quanto tempo demora para secar.

Aviso

  • Trabalhe em uma área bem ventilada para que o cheiro não fique muito forte. Se possível, trabalhe em uma área aberta.
  • Crianças devem fazer isso com a supervisão constante de um adulto.

O que você precisa

  • Lixa fina
  • Pincel de esponja
  • Jornal velho
  • Estêncil
  • Cola
  • Ladrilhos para mosaico
  • Botões
  • Ornamentos de vidro
  • Argamassa
  • Esponja úmida
  • Verniz
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article