Como decorar uma sala de estar

Escrito por lisa hall | Traduzido por amanda goulart weber
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como decorar uma sala de estar
Crie uma sala de estar convidativa para você e seus convidados (Living room image by MAXFX from Fotolia.com)

Decorar uma sala de estar é um projeto emocionante e divertido. Essas salas são utilizadas para ocasiões formais e especiais. Ao contrário de salas menos formais, a sala de estar deve ser um espaço sofisticado e chique, tipicamente utilizado por adultos e seus convidados. Seguindo alguns princípios básicos de design de interiores, é possível criar um cômodo elegante e convidativo para as pessoas que o visitarem.

Outras pessoas estão lendo

Propósito

O propósito principal dessa sala é o entretenimento formal. É geralmente o local onde você dá as boas vindas e conversa com seus convidados. É uma área pública da casa e deve aparentar sofisticação e elegância.

Ponto focal

É importante identificar o ponto focal da sala e organizar seus móveis e objetos de forma que destaque esse aspecto. Por exemplo, se tiver uma bela lareira, organize seus móveis ao redor dela e pendure uma bela obra de arte acima do lintel para chamar a atenção para esse ponto da sala. Outros pontos focais naturais podem ser uma janela saliente ou uma bela vista. Caso não tenha nenhum ponto focal arquitetônico que se destaque, crie um utilizando obras de arte coloridas acima do sofá.

Organização dos móveis

Os móveis de uma sala de estar normalmente incluem no mínimo um sofá, poltronas, mesa de centro e mesas laterais. Eles devem ser organizados de forma que você e seus amigos possam ter uma conversa amigável de frente um para o outro ou ao redor do ponto focal . Um tapete pode ser usado em pisos de madeira para ancorar a posição dos assentos. As mesas de centro e de lateral devem ser colocadas a cerca de 10 cm a 22 cm do sofá e das poltronas.

Equilíbrio, proporção e magnitude

A magnitude da sala deve determinar o tamanho e a quantidade de móveis que podem ser usados. Por exemplo, não coloque um grande sofá em "L" em uma sala de estar pequena. Se o cômodo for muito grande ou longo, faça duas áreas separadas para preencher o espaço. Ter duas áreas de estar separadas pode ser ótimo, pois as conversas poderiam fluir facilmente. A sala também deve ter equilíbrio, ou seja, se você tiver um armário pesado de um lado dela, equilibre o outro com um sofá e grandes obras de arte.

Acessórios

Os móveis de uma sala de estar devem ser mais chiques do que os da sala comum e você pode utilizar acessórios mais requintados, como vasos de vidro e grandes livros decorativos. Os acessórios podem ser agrupados, preferivelmente em números ímpares e em uma variedade de tamanhos. Por exemplo, agrupe três velas, uma maior, uma média e uma menor. Almofadas felpudas e coloridas podem ser colocadas no sofá e nas cadeiras.

Um lintel acima de uma lareira é o local ideal para colocar alguns acessórios. Pendure algumas obras de arte acima ou coloque diretamente nele. Pendurar um peça de arte grande com uma menor do lado dá uma aparência elegante. Grupos de velas ou vasos de plantas também podem ser colocados no lintel.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível