on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer decoupagem em taças de vidro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A decoupagem é uma técnica artesanal bem simples que produz resultados elegantes. Esse termo é derivado da palavra francesa "decouper", que significa cortar. Usando essa técnica, formas em papel ou tecido são colados no vidro e, em seguida, recobertas com um selante para protegê-las da deterioração. Ela é usada sobre copos de vidro, taças, vasilhas e até itens de mobiliário. A parte mais difícil é escolher o motivo que você prefere aplicar.

Instruções

A decoupagem é aplicada sobre utensílios de vidro (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  1. Procure figuras em revistas ou tecido que você queira colocar na taça. Meça a altura do copo, da parte superior da haste até a borda, para saber qual tamanho de imagem poderá usar.

    Loading...
  2. Recorte cada figura cuidadosamente com a tesoura, ao longo do perímetro para que sejam bem visíveis através do vidro.

  3. Com um limpa-vidros e um pano que não solte fiapos, limpe as partes interna e externa de cada taça de vidro para remover toda a sujeira e oleosidade da superfície.

  4. Coloque uma camada de jornal sobre uma superfície de trabalho plana para protegê-la da cola. Coloque um copo virado ao contrário sobre o jornal, com a haste para cima.

  5. Coloque uma das figuras voltada para cima na superfície de trabalho. Ponha de 1/2 a 1 colher de chá de cola branca no pincel de espuma e aplique-a em uma camada bem fina por toda a superfície da imagem. Segure a figura com a ponta de seus dedos enquanto passa o pincel sobre ela.

  6. Levante a figura com cuidado e vire-a para que fique de frente para o vidro. Coloque-a no lugar desejado, na parte externa do copo. Alise a imagem com seus dedos para remover as rugas e depois escove-a com o pincel de espuma.

  7. Aplique qualquer outra imagem desejada da mesma forma. Com relação ao desenho, você pode colocar duas ou três figuras distanciadas igualmente em volta da taça. outra opção é sobrepor as imagens para que toda a superfície externa do copo fique coberta com figuras.

  8. Aplique 1 colher de chá de cola branca no pincel de espuma e passe-a sobre toda a superfície externa do copo para selar as imagens. Acescente mais cola ao pincel, como necessário para cobrir o vidro completamente. Deixe a cola secar por uma hora. Essa cola parece branca ao ser aplicada, mas fica transparente ao secar.

  9. Aplique uma segunda camada de cola branca sobre toda a superfície externa do copo usando o pincel de espuma. Deixe secar por mais uma hora.

  10. Abra uma lata de selante acrílico transparente à base de água e aplique uma camada em toda a superfície do copo. Isso sela o vidro e protege as figuras e a cola da deterioração.

Loading...

Dicas

  • Após aplicar as figuras e deixar as duas camadas de cola branca secarem, você pode pintar a taça inteira com uma tinta látex colorida para valorizar mais.
  • Para limpar taças com decoupagem, lave as peças à mão e não deixe-as de molho por muito tempo. Não as coloque em lavadoras de louça.

O que você precisa

  • Figuras em papel ou em tecido
  • Tesoura
  • Limpa-vidros
  • Pano sem fiapos
  • Cola branca
  • Taça de vidro
  • Jornal
  • Pincel de espuma
  • Selante acrílico transparente
  • Tinta látex

Referências

Loading ...
Loading ...