Definição de ensino pós-secundário

Escrito por mitchell white | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Definição de ensino pós-secundário
A educação pós-secundária frequentemente inclui universidade (university graduation celebrates his success with his girlfriend image by Gina Smith from Fotolia.com)

Qualquer curso após o ensino médio é considerado "pós-secundário". Ele é importante porque geralmente, no Brasil, qualquer curso anterior ao ensino médio é oferecido gratuitamente pelo governo, mas a partir daí é opcional e precisa ser financiado pelo estudante (exceto se ele ingressar em uma universidade pública ou realizar um curso técnico gratuito).

Outras pessoas estão lendo

História

O ensino pós-secundário é frequentemente conhecido como educação superior. Outros termos usados como sinônimos são terceiro grau ou educação terciária. A educação primária se refere à educação infantil e fundamental, chamada dessa forma atualmente no Brasil. A educação secundária se refere ao ensino médio. Os ensinos primário e secundário são praticamente obrigatórios para estudantes com menos de 18 anos. A educação pós-secundária se refere a todos os cursos que se seguem ao ensino médio, então geralmente ela é opcional. Faculdades, pós-graduação e escolas técnicas constituem os vários tipos de educação pós-secundária.

Faculdades

Cursos universitários, também conhecidos como cursos de faculdade, são os mais comuns para um estudante que está se formando no ensino médio. Tipicamente levam quatro anos para serem completados. No Brasil, os cursos superiores garantem ao formando um diploma em licenciatura ou bacharelado, dependendo do curso que você escolher; ciências humanas, como história, letras e artes, darão uma licenciatura em humanidades. Geralmente, as áreas de economia e ciências garantirão um diploma distinto (apesar de a licenciatura também se aplicar para esses casos).

Cursos de pós-graduação

Um curso de pós-graduação é geralmente cursado em uma universidade e pode algumas vezes ser realizado na mesma faculdade onde você obteve seu diploma universitário. Realizar um curso de pós-graduação abre caminho para um mestrado em várias áreas do conhecimento, incluindo artes, administração (MBA) e educação, apenas para citar os mais comuns. Um programa de mestrado geralmente levará cerca de dois anos para ser completado, a depender do curso e do nível desejado.

Escolas técnicas

Para aprender um ofício, deve-se procurar por uma escola técnica (recentemente, as escolas técnicas federais passaram a se chamar Institutos Federais, no Brasil). Tradicionalmente, diplomas técnicos não são obtidos em universidades. Essas escolas são diferentes de outras porque focam mais na preparação para um trabalho específico. As aulas se concentram na aplicação prática, ao invés da teoria. Os cursos se parecem mais com um treinamento do que com um estudo teórico. Exemplos de cursos técnicos no Brasil são: Edificações, Refrigeração e Segurança do Trabalho.

Níveis mais altos

Alguns níveis educacionais são chamados de "terminais", porque são o máximo que poderá alcançar em um campo em particular de ensino pós-secundário. Um exemplo é o doutorado. Diplomas de doutorado permitem colocar o tratamento "Dr." antes de seu nome, mesmo que você não seja médico. Literatura, psicologia e história são exemplos de campos em que você poderá realizar um doutorado. Alguns campos mais associados com prática do que com teoria, como escrita criativa ou artes cênicas, oferecem um mestrado em belas artes como diploma final.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível