Definição de estorno de débito pré-autorizado

Escrito por gwynita leggington | Traduzido por daniel tamayo
Definição de estorno de débito pré-autorizado
Estorno de débito (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Muitas instituições financeiras realizam o estorno de débito pré-autorizado diariamente. O processo é simples e os clientes costumam ficar satisfeitos com o resultado. Mas o quê, exatamente, é um estorno de débito pré-autorizado? Leia o texto a seguir para aprender mais sobre o procedimento e como ele pode beneficiar sua conta bancária.

Significado

Todos os dias, as pessoas descobrem débitos não autorizados em seus extratos bancários. Lidar com débitos fraudulentos pode ser frustrante e inconveniente para os clientes. Felizmente, há uma maneira de cancelar esses débitos e ter o dinheiro de volta. Se um débito pré-autorizado estiver incorreto ou inválido, você pode pedir para a instituição fazer o estorno da transação. Esse é o jeito mais rápido de ter o dinheiro creditado em sua conta novamente.

Função

Para o banco poder processar o estorno do débito, você deve informá-lo sobre o débito não autorizado e preencher a papelada necessária. Algumas instituições exigem que o cliente assine um atestado para cancelar o débito. Outras podem pedir uma declaração por escrito, sob penalidade de perjúrio. Uma vez que você assine o formulário, você permite ao banco creditar sua conta e realizar o procedimento.

Benefícios

Muitas instituições realizam esse processo rapidamente. Além disso, você, geralmente, pode começar a operação online ou pelo telefone. É possível que o banco envie o formulário a ser preenchido por fax, correio ou e-mail, ou ele pode estar disponível para download no site.

Avisos

Dependendo das política e procedimentos da instituição, podem passar dias ou mesmo semanas até o dinheiro ser creditado na conta. Algumas vezes, as instituições repassam ao cliente um crédito provisório até terem tempo de investigar a transação estornada com a empresa. Porém, se a investigação mostrar que o débito pré-autorizado era válido, o banco pode, imediatamente, reverter o crédito que havia sido colocado na conta.

Considerações

Se você descobrir um débito não-autorizado em sua conta, entre em contato com seu banco o mais rápido possível para estornar a transação. Muitas instituições exigem que o cliente estorne em 30 dias. Logo, se você esperar muito, o banco talvez não possa mais creditar o dinheiro. Tenha em mente que sua instituição não pode estornar uma transação que ainda está pendente e que não foi realmente colocada na conta.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível