Como deixar de ser tão bonzinho

Escrito por a.n. pike | Traduzido por kauwai nobre
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como deixar de ser tão bonzinho
Não ature tanto porque você não consegue dizer não (Comstock/Comstock/Getty Images)

Se você está com medo de machucar alguém ou simplesmente não tem coragem para defender a si mesmo, as vezes ser muito bonzinho pode ser destrutivo. Amigos, familiares e até mesmo estranhos tendem a tomar vantagem de pessoas boazinha demais. Enquanto pode ser difícil não deixar que as pessoas abusem de você, não é impossível quando você toma a decisão de mudar sua atitude e toma alguns passos para ser uma pessoa mais forte.

Outras pessoas estão lendo

Chegue à raiz do problema

Antes de poder fazer qualquer mudança dentro de si mesmo, você precisa pensar porque você se entrega tão fácil e porque é tão bonzinho com as pessoas. Existem numerosas razões pelas quais as pessoas acabam deixando os outros tirarem vantagens delas. No entanto, para muitas pessoas, ser muito bonzinho baseia-se em querer agradar os outros. Quando você perceber que é bonzinho demais, vai precisa seguir alguns passos para descobrir porque você age desse jeito. Por exemplo, se você tem medo das pessoas você provavelmente não irá enfrentá-las, seu comportamento pode ser um resultado de não ter confiança suficiente em você mesmo e em quem você é.

Dê passos pequenos

Uma vez que você tenha começado a entender seu comportamento, você precisará dar pequenos passos para mudá-lo. Trabalhando em si mesmo em um esforço para tornar-se a pessoa que você quer ser não acontece imediatamente. Dê para si objetivos semanais ou pequenos objetivos diários que você possa trabalhar. Por exemplo, se você tem um parente ou amigo que frequentemente pede para você vigiar as crianças dele e você sempre tem dificuldade em dizer "não", faça do seu objetivo responder polidamente "não" na próxima vez que te pedirem - ou conte a eles que você quer ser pago por seu tempo.

Fique firme

Você não tem que ser rude ou mau quando você fica firme em uma situação. Sempre tem um equilíbrio entre ser muito bonzinho e ser mau. Quando você começar a ficar mais energético, tente encontrar seu equilíbrio. Se alguém continua tentando te convencer a fazer alguma coisa que você não queira, lembre-se de continuar firme na sua decisão e não volte atrás nela. Às vezes, continuar firme significa mudar o assunto ou sair da conversa. Você não deve a ninguém o uso do seu tempo para que te coloquem em atividades nas quais você não está interessado.

Deixe a culpa de lado

Você pode se sentir culpado depois de dizer a um amigo ou a um membro de sua família "não". No entanto, você precisa aprender como aceitar que as pessoas não irão te odiar quando você fica firme. Você deve também aprender a não se sentir culpado quando você não dá a alguém aquilo que ele quer. Ao invés de deixar a culpa te pegar, pare de pensar sobre o que a pessoa acha de você e de sua decisão. Ao invés disso, vá fazer coisas que você precisa ou quer fazer e pare de se preocupar com os outros. Assim que você começa a ser mais energético, você terá menos probabilidade de que as pessoas façam exigências irrazoáveis de você e seus sentimentos de culpa irão desaparecer.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível