Mais
×

Como deixar o cabelo voltar à cor natural - e continuar bonita!

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você tingir o cabelo, é fácil se encontrar presa num ciclo de tingir novamente a cada quatro ou seis meses para manter o visual. Se você quer voltar para a cor natural, mas não gosta do efeito de dois tons desse período de crescimento, não precisa se preocupar. Você pode tomar a medida drástica de tirar a coloração antiga e tingir o cabelo num tom próximo ao natural, ou pode fazer luzes para misturar nas suas raízes.

Instruções

Use um kit caseiro para misturar nas suas raízes (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

    Método com peróxido

  1. Compre um kit à base de peróxido ou uma coloração temporária em lojas especializadas. Também compre uma tintura definitiva em tom próximo ao da sua cor natural. Ele deve ser livre de peróxido e amônia para minimizar os danos ao cabelo. Esteja ciente de que o processo de descoloração pode danificá-lo.

  2. Misture uma pequena quantidade de solução de peróxido para um teste de alergia e teste uma mecha de cabelo. Coloque um pouco dela na parte de dentro do cotovelo e deixe agir enquanto coloca uma pequena mecha de cabelo da parte de trás ou de algum lugar mais escondido. Se notar irritação na pele, lave imediatamente. Não use o produto na cabeça se ele causar irritação ou coceira no seu braço.

  3. Pinte a mecha de teste do cabelo com a solução e espere. Limpe-a com uma toalha cinco minutos após o tempo recomendado na caixa. Se o cabelo ficar muito loiro, esse é o tempo que você deve deixar a solução na cabeça. Se não, repita e confira a cada cinco minutos até que a descoloração completa seja alcançada. Veja quanto tempo isso demora.

  4. Aplique a solução descolorante na cabeça, de acordo com as instruções do pacote. Use luvas e evite contato da solução com os olhos. O cheiro da química será provavelmente muito forte, então faça isso numa área ventilada. Coloque um timer configurado na quantidade de tempo usada na mecha teste.

  5. Quando o tempo acabar, enxágue o descolorante de acordo com as instruções. Se for recomendado condicionar o cabelo, pule essa parte por enquanto, pois isso impediria que o cabelo absorvesse a nova cor.

  6. Deixe o cabelo secar naturalmente. Não fique impaciente e tente secar com secador. Enquanto espera, repita o teste na pele e em uma mecha com a tintura colorida. Não use a tinta se a sua pele reagir a ela. Veja quanto tempo demora para a mecha alcançar a cor que você deseja.

  7. Aplique a tinta no cabelo, espere o tempo adequado e enxágue seguindo as instruções. Cubra todo o cabelo com um condicionador profundo. Sem enxaguar, use um secador para aquecer o condicionador e ajudar a penetrar melhor. Espere o tempo recomendado e depois enxágue.

  8. Evite lavar o cabelo por um período de 24 a 48 horas. Hidrate diariamente durante a próxima semana e evite chapinhas e secadores para permitir uma recuperação melhor.

    Luzes claras ou escuras

  1. Minimize o dano nos cabelos e camufle suas raízes adicionando luzes ou mechas. Se o seu cabelo é naturalmente mais claro que a cor que você usou para tingi-lo, escolha um kit para luzes. Se a cor for mais escura do que o tom usado na coloração, compre um kit para fazer luzes invertidas. Escolha uma cor que esteja entre os dois tons.

  2. Faça um teste na pele e numa mecha de cabelo. Uma vez que tenha determinado que a tinta é segura para o uso e saiba quanto tempo é necessário deixá-la, pinte algumas mechas no cabelo. Certifique-se de ir das raízes para as pontas. Se usar touca, puxe algumas mechas largas, uma bem distante da outra - a cada dois ou três buracos é o suficiente.

  3. Enxague e condicione o cabelo. Suas raízes estarão misturadas ao resto do cabelo e parecerão saudáveis e dimensionais.

  4. Espere quatro ou seis semanas e, quando as raízes começarem a crescer novamente, repita o processo. Dessa vez, escolha um tom entre o anterior e o natural; ignore a cor que você está tentando deixar crescer. Não pinte simplesmente sobre as luzes anteriores, mas inclua algumas mechas mais claras e outras mais escuras. Agora você terá quatro tons: a cor natural da raiz, a cor da tinta e a cor das luzes.

  5. Repita, se necessário, até que a raiz cresça o suficiente. Cada vez, as luzes novas devem estar mais próximas da cor natural. Quanto mais perto, menos tempo levará para misturar os tons completamente.

Dicas

  • Corte o cabelo regularmente e condicione-o com frequência, para mantê-lo saudável. Evite alisá-lo ou enrolá-lo com fontes de calor e produtos com álcool, se possível.
  • Pode ser difícil tingir o cabelo sozinha - peça a ajuda de amigos talentosos se puder.

Aviso

  • Faça testes na pele e em uma mecha toda vez que for tingir o cabelo, já que é possível desenvolver novas alergias a produtos familiares. Também é possível que o cabelo fique um pouco diferente na cor, textura ou hidratação do que era antes, e isso pode afetar como a tinta reage a ele.
  • Se ele for alisado quimicamente, ou se você costuma fazer mudanças drásticas de cor, ele já pode estar muito danificado para uma nova coloração. Consulte um especialista para conselhos.
  • Não tente fazer isso se tiver um casamento, formatura ou evento especial se aproximando. Se o processo não der certo, pode não ter como corrigir a tempo.

O que você precisa

  • Clareador capilar à base de peróxido, opcional
  • Tintura próxima ao tom natural do cabelo ou kit para luzes
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article