Como deixar as crianças na pré-escola quando elas não querem ficar

Escrito por benjamin twist | Traduzido por luisa damulakis
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Como deixar as crianças na pré-escola quando elas não querem ficar
Após os ajustes iniciais, muitos alunos de pré-escola que se sentem relutantes em ficar, acabam ficando relutantes em deixar a escola (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Se você alguma vez já teve que deixar uma criança na pré-escola mesmo ela não querendo ficar, provavelmente sabe como essa é uma tarefa difícil. Muitos alunos na pré-escola passam por uma fase em que sentem angústia ao se separarem dos pais ou resistem a ser deixados na escola mas, na maioria dos casos, isso se resolve com o tempo. Mesmo que não exista um jeito garantido de acalmar uma criança que não queira ficar na escola, criar rotinas e um sentido de segurança durante a separação poderá ajudar.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

  1. 1

    Mostre sua confiança na professora cumprimentando-a de forma simpática e estabelecendo uma conversa agradável.

  2. 2

    Deixe com a criança uma lembrança de casa, como uma foto da família ou o brinquedo de pelúcia preferido, para criar associações positivas entre a casa e o novo cenário da pré-escola.

  3. 3

    Crie uma rotina padrão que leve ao momento de se separar da criança, tornando o processo previsível e ajudando a criança a entender a transição, sentindo-se segura sobre isso. A rotina deve ser relativamente simples e algo que você não se importe em fazer todas as manhãs. Por exemplo, você pode ir à escola com ela, ajudá-la a pendurar o casaco e a mochila, ler uma história e, em seguida, dar um beijo de despedida e sair.

  4. 4

    Mantenha a rotina por quanto tempo for necessário, tomando cuidado para ser consistente, especialmente com um momento final e tranquilo, na partida. Encarregue a professora da pré-escola de confortar seu filho quando você for embora. Ficar na escola para confortá-lo você mesmo deixará o processo mais confuso para a criança e também mais difícil para você e para a professora.

  5. 5

    Deixe que a criança tenha a oportunidade de expressar como se sente sobre a pré-escola e sobre a rotina de despedida todas as manhãs. Reforce os lados positivos de estar na pré-escola sem aflorar muito as emoções negativas, mas sempre prestando atenção se existe um problema mais significativo ou duradouro por trás do comportamento relutante da criança em ficar, como um conflito com outra criança, que pode ser resolvido com a professora.

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