Mais
×

Como deixar os olhos limpos

Vários fatores podem contribuir para que o globo ocular fique com uma cor rosada ou avermelhada. Alguns são sérios, enquanto outros apenas incomodam. De acordo com o “Merck Manual of Patient Symptoms", os sintomas primários de preocupação são: alteração da visão, dor nos olhos e sensibilidade notável à luz. Se algum desses sintomas ocorrer, não tente qualquer remédio caseiro, consulte o seu oftalmologista imediatamente. O mesmo ocorre para quando você tem uma secreção grossa e cascuda, ou vermelhidão persistente. De outra maneira, você pode se beneficiar de algumas sugestões simples. Mas se houverem dúvidas, consulte um médico.

Instruções

Deixe os olhos límpidos (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Jogue fora quaisquer lentes de contato velhas, rasgadas ou danificadas. Essas são causas frequentes da vermelhidão nos olhos; não use lentes de contato novas até que a vermelhidão seja resolvida.

  2. Aplique compressas frias repetidamente por de cinco a dez minutos a cada vez se houver coceira. Também remova qualquer fator irritante, se possível. Use lágrimas artificiais se necessário, e não esfregue os olhos, isso apenas agrava qualquer reação alérgica.

  3. Aplique não mais que uma ou duas gotas de colírio vasoconstritor (que remove a vermelhidão dos olhos) diariamente e use compressas frias se necessário se um ou mais dos frágeis vasos sanguíneos na parte branca do olho tenha se partido e sangrado. Se puder limpar o sangue, vá ao médico imediatamente, mas se o sangue está preso entre a esclera dura e branca e o filme transparente que a cobre, isto é comum e não é um problema sério, de acordo com a National Library of Medicine. O esforço, tosse e espirros são causas frequentes dessa condição.

  4. Descarte qualquer cosmético novo usado recentemente, desde que essa é uma frequente fonte de infecção aos olhos. Não compartilhe maquiagem dos olhos com os outros. Se a vermelhidão persistir, vá ao seu oftalmologista.

  5. Evite ambientes com ar quente, seco ou fumaça, eles podem ser irritantes para os olhos.

  6. Aplique lágrimas artificiais mais de quatro vezes ao dia para conter os olhos secos e vermelhos. Em casos severos de olho seco, use lágrima artificial em pomada -- causa visão embaçada até que se dissolva, mas se mantém na superfície dos olhos por mais tempo que o colírio.

  7. Evite a falta de sono, consumo excessivo de álcool, o cloro das piscinas e usar as lentes de contato por muito tempo. Evitar os olhos vermelhos em primeiro lugar é a melhor maneira de manter os olhos límpidos.

Dicas

  • Não use colírios vaso constritores (colírios que diminuem a vermelhidão) mais de duas vezes ao dia. Ou pode ocorrer a "vermelhidão recorrente", em que os olhos ficam mais vermelhos.

Avisos

  • Vá ao médico de uma vez se os olhos de um vermelho vivo vierem acompanhados por dor de cabeça severa ou náusea e vômito. Isso pode ser glaucoma de ângulo fechado, que requer tratamento imediato para evitar a perda permanente da visão.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article