Mais
×

O que fazer se você derramar líquido em um notebook da Dell?

Atualizado em 20 julho, 2017

Você provavelmente sabe de todos os avisos para manter equipamento eletrônico longe de fontes de água para evitar danos e prejuízos ao dispositivo. Mas se você derramar líquido no seu notebook da Dell, qualquer dano em potencial dependerá de quais componentes foram expostos, qual tipo de líquido derramou e se o computador estava ligado. Isto também determina como agir contra um derramamento para evitar danos permanentes ao notebook.

Derramar líquidos no seu notebook Dell pode causar danos permanentes a vários componentes (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Remova a energia

Retire a energia elétrica do notebook. Este é um passo essencial. Não tente desligar o computador por meio do software. Remova quaisquer cabos de energia ligados ao notebook e remova a bateria. Como os líquidos conduzem eletricidade, a umidade em qualquer componente elétrico dentro do aparelho pode fazer a corrente pular para vários componentes. Cortar a energia elétrica não só protege os componentes, como também previne que você seja eletrocutado, se a área onde o líquido se derramou for grande. Você pode perder alguns trabalhos, mas a segurança e a proteção do hardware são mais importantes.

Vire o notebook

Abra o seu notebook para que a parte de baixo e a de cima possam ficar planas e vire de cabeça para baixo. Isto permitirá que o líquido seja drenado do teclado, distante de componentes essenciais e sem entrar em contato com o monitor. Deixar o líquido escorrer através do computador pela gravidade pode fazer com que os componentes inferiores entrem em contato. O disco rígido e o processador nos notebooks da Dell normalmente têm algumas camadas de plástico ou de metal que podem funcionar como barreiras, mas um líquido pode penetrar por elas se a gravidade agir por muito tempo.

Seque o líquido

Seque o líquido de leve com uma toalha absorvente. Esta maneira é preferível a esfregar com um pano, já que isto pode espalhar o líquido para outros locais, se ele não for absorvente o suficiente. Embora você possa querer fazer este passo primeiramente, você deve retirar a energia antes e depois virar o notebook para permitir a drenagem do líquido. Se você puder, passe a toalha levemente enquanto o notebook estiver de cabeça para baixo. Isto não só protege contra futuras infiltrações, como também permite que o líquido seja drenado na toalha, retirando-o da proteção do notebook.

Deixe secar

Deixe o notebook secar durante a noite. Coloque-o num ambiente seco e não use aparelhos aquecedores, como um forno ou aquecedor de ambientes, para acelerar o processo. É essencial que todos os componentes estejam completamente secos antes de ir para o próximo passo. Se o que derramou era somente água, depois que ela tiver evaporado completamente, o computador pode estar seguro para funcionar e ser usado, se não ocorreu nenhum dano elétrico na hora do incidente. Se o líquido não era água, você pode precisar que alguns componentes sejam limpos ou trocados.

Ligue para o suporte da Dell

Ligue para o suporte da Dell, especialmente se o que derramou não era água. Se o seu notebook ainda estiver na garantia, você poderá mandar o computador para um técnico da Dell para limpeza, conserto ou ambos. A garantia contra líquidos derramados, no entanto, não está coberta pela garantia básica, mas sim por uma garantia adicional comprada. A não ser que você esteja familiarizado com o trabalho com computadores, não recomendável que você desmonte o notebook, já que isso pode anular a garantia e causar outros danos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article