Mais
×

Como descartar botijões de gás propano

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os botijões de gás propano usados em churrasqueiras a gás podem ficar velhos e enferrujados ou a válvula pode parar de funcionar corretamente. Quando isso acontece, você precisará de um novo. Os botijões de propano vazios ainda podem ter restos de gás, o que dificulta o descarte desses objetos. Saiba como descartá-los corretamente, tanto pela sua segurança quanto pelo meio ambiente.

Instruções

Os botijões de gás propano precisam ser descartados corretamente (Propane Tank image by John Walsh from Fotolia.com)
  1. Abra a válvula do botijão e tente acender a churrasqueira. Isso fará com que todo o gás seja liberado.

  2. Leve o botijão velho para um fornecedor de gás ou para um posto de gasolina local. Muitos fornecedores de botijões permitem que você troque o velho ao comprar um novo, o que diminui consideravelmente o preço.

  3. Verifique com o município se há algum local específico que recolha esse tipo de item.

  4. Entre em contato com um depósito de sucata de metal local e pergunte se aceitam botijões de gás. Lembre de levar a válvula, pois o bronze de que é feito é mais valioso do que aço.

  5. Descarte botijões de propano pequenos no lixo doméstico, como os usados para fogões de acampamento. Primeiro certifique-se de que o botijão está completamente vazio, acionando-o ao aparelho onde esteja conectado até que a chama apague. Depois que ele esfriar, poderá ser jogado fora com segurança.

Dicas

  • Dê o botijão velho para um vizinho ou amigo, pois poderá ser usado como um botijão extra.

Aviso

  • Não coloque no lixo botijões que ainda contenham gás.
  • Para liberar o gás, não abra a válvula com o botijão desconectado de outro aparelho, pois pode ser perigoso.
  • Se decidir mandar o botijão para um centro de reciclagem, talvez seja necessário comprovar que ele esteja devidamente vazio fazendo um buraco ou cortando-o ao meio.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article