O que fazer com extintores de incêndio vencidos?

Escrito por stephannie hibbard | Traduzido por cláudia maria borba gâmbaro
O que fazer com extintores de incêndio vencidos?
Extintores de incêndio têm prazo de validade (Burke/Triolo Productions/Stockbyte/Getty Images)

Os extintores de incêndio são itens essenciais para qualquer residência. Infelizmente, o conteúdo desses dispositivos expira após alguns anos mesmo que não tenha sido utilizado. Esse material pode ser tóxico e deve ser descartado adequadamente.

O básico dos extintores de incêndio

Existem vários tipos de extintores de incêndio e o mais comum é o extintor de pó químico seco, que pulveriza o incêndio com produtos químicos, privando o fogo de oxigênio. Esse é o tipo encontrado na maioria das cozinhas. A maioria dos extintores químicos secos é rotulada em "A", "B" e "C", significando que eles são para uso em materiais gerais (como madeira, plástico e tecido), incêndios com produtos químicos e incêndios elétricos. Um outro tipo de extintor que está se tornando popular é o extintor de dióxido de carbono. Como os incêndios necessitam de oxigênio para queimar e espalhar, ao substituir o ar ao redor do fogo por dióxido de carbono, o incêndio cessa. Esses extintores são usados em áreas que o extintor químico pode causar danos, como em escritórios e lojas com vários computadores. Um terceiro tipo de extintor, que não é encontrado em escritórios e residências, é o do tipo "D" para metais inflamáveis. Esse tipo de extintor geralmente contém areia ou metal em pó fino e é usado para abafar um incêndio não reagente a outros tipos de extintores. Todos os extintores de incêndio dependem de um propulsor para empurrar seu conteúdo para fora do tubo e em direção ao fogo, funcionando como um desodorante em spray.

Recarga e descarte de extintores

Dependendo das lojas da sua cidade, seus extintores vencidos podem ser recarregador por um custo baixo. Verifique se seu extintor pode ser recarregado, pois nem todos podem, e ligue para a loja. Caso eles não possam recarregar seu extintor, você será direcionado para um local onde o serviço possa ser feito. Se o seu extintor é de uso único, você deve descartá-lo corretamente, ou seja, não pode colocá-lo em seu lixo doméstico ou deixá-lo em uma lixeira local. Os materiais que compõem os extintores de incêndio , juntamente com os produtos químicos interiores, qualificam extintores antigos como resíduos perigosos. Para descartar um extintor vencido ou vazio, ligue para o departamento de saneamento da sua cidade. Eles indicarão onde descartar o dispositivo ou o buscarão em sua casa.