Gás MAPP vs. propano

Escrito por evert keller | Traduzido por marcos paulo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Gás MAPP vs. propano
Um pequeno queimador usando gás natural (hand held torch image by Tammy Mobley from Fotolia.com)

Os maçaricos e outros queimadores a gás são usados para todos os tipos de projetos (fundição, corte de metal, entre outros). Muitos fatores podem afetar seus resultados com qualquer queimador a gás; um dos mais importantes é qual gás usar como combustível. O MAPP e o propano são os mais comuns para o trabalho industrial leve e projetos pessoais que requeiram fundir, cortar ou soldar.

Outras pessoas estão lendo

Visão geral do propano

O propano é um gás inflamável encontrado na natureza. Normalmente é dissolvido em petróleo bruto e separado em um refinaria. O gás soma 5% dos compostos gasosos dissolvidos na maior parte do petróleo. É distribuído em vasilhames e através de linhas de gás que vão até casas, termoelétricas e aquecedores, entre outras coisas.

Gás MAPP vs. propano
Muitos fogões de acapamento são aquecidos por propano (propane heater image by FXTW from Fotolia.com)

Visão geral do gás MAPP

O nome MAPP é um acrônimo para metilacetileno-propadieno propano. O gás MAPP é, na verdade, propano modificado durante o refinamento por adição de acetileno, um gás inflamável encontrado em muitos combustíveis gasosos para fundição. Ele queima em maiores temperaturas que o propano padrão. A Petromont Incorporated, uma companhia química, possui a patente da fórmula usada para criar o gás e é a única empresa que o produz.

Usando propano

O propano é mais funcional do que a maioria dos compostos de gás natural. É usado para aquecer ou operar instrumentos. Pode ser usado em maçaricos também. Ele é capaz de fundir metais mais leves e funciona bem com soldas mais simples. O propano é também largamente utilizado como um substituto para outros produtos do petróleo como gasolina, e produz menos impurezas.

Gás MAPP vs. propano
Os tanques de propano armazenam o gás para ser usado em chapas, fornos, entre outros (Propane Tank image by John Walsh from Fotolia.com)

Usando o gás MAPP

O gás MAPP pode cumprir tarefas que requeiram maior calor que o propano. O propano queimado não produz calor suficiente para fundir metais mais fortes, mas o MAPP queima a cerca de 1400 ºC mais quente que o propano. Em fundição submarina, o MAPP é preferido em relação ao acetileno puro, pois este se solidifica quando exposto a alta pressão da água.

Gás MAPP vs. propano
O gás MAPP queima em maiores temperaturas do que o propano (bombola gas image by Valentina Crivelli from Fotolia.com)

Detectando vazamentos de gás

Caso esteja trabalhando com esses dois gases altamente inflamáveis, você deve saber como reconhecer vazamentos potencialmente fatais. O propano possui um cheiro distinto, semelhante a esgoto bruto, enquanto o do MAPP é geralmente descrito como acentuado, parecido com alho. Se sentir algum desses gases na sua casa ou local de trabalho, evacue a área. Uma vez sem o cheiro, chame a companhia de gás natural local para assistência.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível