Mais
×

Como descobrir os graus de um octógono

Atualizado em 15 abril, 2017

Um octógono é uma figura de oito lados, tal como a placa de "pare". Os octógonos podem ser regulares ou irregulares. Os regulares possuem lados congruentes, ou todos iguais. Um octógono irregular tem lados com comprimentos diferentes. Depois de ter descoberto o número total de graus de todos os ângulos, saber se o octógono é regular ou irregular ajuda a determinar a medida de todos os ângulos individuais. Caso tenha um octógono irregular, você irá precisar saber os outros sete ângulos para descobrir o ângulo desconhecido.

Instruções

A placa de "pare" é um octógono (Thomas Northcut/Stockbyte/Getty Images)

    Octógonos regulares

  1. Subtraia "dois" do número de lados do octógono. Partindo de ideia de que o octógono possui oito lados, subtraia dois de oito para obter seis.

  2. Multiplique seis por 180 para encontrar o número total de graus em um octógono igual a 1.080.

  3. Divida 1.080 por oito para encontrar a medida de cada ângulo interno, caso o octógono seja regular. Em um octógono regular, cada ângulo mede 135 graus.

    Octógonos irregulares

  1. Subtraia "dois" do número de lados do octógono. Partindo da ideia de que um octógono tem oito lados, subtraia dois de oito para obter seis.

  2. Multiplique seis por 180 para encontrar o número total de graus em um octógono igual a 1.080.

  3. Adicione as medidas dos sete ângulos conhecidos para encontrar a soma desses ângulos. Por exemplo, se a medida dos sete ângulos conhecidos forem 100, 110, 120, 140, 150, 160 e 170, encontre a soma, que deve dar 950.

  4. Subtraia a medida dos sete ângulos conhecidos de 1.080 para encontrar a medida do ângulo desconhecido, caso tenha um polígono irregular. Finalizando o exemplo, subtraia 950 de 1.080 para encontrar o ângulo desconhecido, resultando em 130 graus.

Dicas

  • Caso o problema não dê os ângulos a você, é possível determinar as medidas dos ângulos com um transferidor. Para utilizar um transferidor, coloque a origem ao longo do vértice do ângulo e alinhe o transferidor com um dos lados do ângulo. Então encontre a medida do ângulo baseado onde o segundo lado do ângulo intercepta a medição do ângulo no transferidor.

O que você precisa

  • Calculadora
  • Transferidor
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article