on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como descobrir de qual site veio uma imagem

Atualizado em 19 julho, 2017

Há, obviamente, milhões de ótimas imagens que podem ser encontradas em toda a web. Mas o que acontece quando você quiser creditar a fonte da imagem e não conseguir encontrar sua origem? Ou quando você baixar uma foto e não se lembrar o site onde a encontrou? Ou quando você quer encontrar fotos parecidas, ou comprar uma cópia para si mesmo? Com um pouco de trabalho de detetive, muitas vezes é possível localizar o site de origem de uma imagem.

Instruções

Descubra a origem de uma imagem (Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)
  1. Clique com o botão direito do mouse sobre a imagem em seu computador e selecione "Propriedades".

    Loading...
  2. Clique na guia "Detalhes". Haverá campos para Título, Autores, Direitos Autorais e assim por diante. Estas informação geralmente estarão em branco, mas, muitas vezes, especialmente para imagens com direitos autorais, você encontrará informações sobre sua fonte.

  3. Observe o nome do arquivo de imagem e realize uma pesquisa de imagens em um motor de busca como o Google ou o Bing usando o nome do arquivo como o termo de pesquisa. Inclua a extensão também: se o arquivo for chamado "amostra-img16387.jpg", por exemplo, procure exatamente por isso. Caso existam informações no campo "Título" dos detalhes do arquivo do passo dois, tente isso como um termo de pesquisa também.

  4. Procure no histórico de seu navegador por uma seção que exibe todos os sites que você visitou e a data e hora em que você o fez. Você pode abrir a janela de histórico com a tecla "Ctrl" e "H" ou selecionando "Histórico" no menu superior. Se você sabe quando encontrou pela primeira vez a foto, poderá rapidamente diminuir sua busca e localizar o site original.

Loading...

Aviso

  • É muito comum encontrar a mesma imagem em vários sites, mesmo que seja protegida por direitos autorais. Você não deve presumir que o primeiro site que você achar que usa a imagem é o dono da foto, nem deve assumir que a imagem pode ser usada legalmente, simplesmente porque está em diversos sites. No entanto, enviar um email para um site que usa a imagem para perguntar de onde ele veio é outra boa maneira de descobrir a origem da imagem.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...