Mais
×

Descubra a quantidade máxima de RAM suportada pelo notebook e SO

Atualizado em 20 julho, 2017

Há dois fatores principais que devem ser considerados ao atualizar a memória RAM do notebook: a capacidade máxima que o computador suporta e a que o sistema operacional (SO) suporta. Mesmo que o notebook aguente 6 Gbytes de RAM, seu sistema operacional pode estar configurado para no máximo 4 Gbytes de RAM. Nesse caso, colocar 6 Gbytes seria desperdício de recursos e dinheiro. Antes de fazer isso, verifique as especificações de hardware e software para descobrir o limite máximo de memória.

Instruções

A quantidade de RAM do notebook poderá variar devido a alguns fatores (Ventaglio di RAM image by Sebastiano Settimii from Fotolia.com)

    Limite do computador

  1. Verifique quanta memória RAM seu computador já tem. Vá em "Painel de Controle", "Propriedades do Sistema" e veja o tamanho da memória. Anote o número mostrado, por exemplo: 512 Mbytes ou 3 Gbytes.

  2. Vá para o site Crucial.com ou outro site com informações de memória. Para o site citado anteriormente, selecione a ferramenta "Memory Advisor" (Consultor de memória) no canto direito.

  3. Onde for pedido, coloque o fabricante, a linha de produto e informações do modelo. Por exemplo, em um Dell Inspiron XPS, o fabricante é Dell, a linha é Inspiron e o modelo é XPS.

  4. Abaixo de "Maximum Memory" (Memória máxima) você encontrará a capacidade máxima de RAM. A página mostrará também quantos "slots" há em seu notebook e quantos gigabytes de RAM cada "slot" suporta. Se o seu notebook já está com a capacidade máxima -- a que você anotou no Passo 1 --, você não conseguirá adicionar mais memória neste momento.

    Limites dos sistemas operacionais

  1. Identifique o seu sistema operacional. Se não souber, vá em "Meu computador", "Propriedades" e verifique o sistema e a versão, como por exemplo: Windows Vista Home Premium, Windows XP Home e Mac OS X.

  2. Procure nos sites do seu sistema operacional, como Microsoft.com, Apple.com ou Linux.com pelas limitações de RAM. Caso contrário, use o XPfree.org e desça até encontrar o seu sistema. Para usuários do Windows, o segundo link na seção Referências abre uma página no site oficial da Microsoft com todos os Microsoft Windows lançados.

  3. Encontre a capacidade máxima de memória para o seu sistema operacional. Por exemplo, com o Microsoft 7 Home Edition, na versão de 32 bits o limite é de 4 Gbytes, enquanto a versão de 64 bits suporta até 8 Gbytes. Essa será a capacidade máxima de memória que o seu sistema permitirá, independente de quanta é suportada pelo seu notebook.

Dicas

  • Identifique o tipo de sistema operacional usado, se é 32 ou 64 bits. Isso faz uma grande diferença ao tentar encontrar o limite de RAM do seu notebook.

Aviso

  • Só porque o seu notebook suporta 4 Gbytes, por exemplo, não significa que cada "slot" dele aguentará o mesmo tanto. Se cada "slot" aguentar 2 Gbytes, você precisará de dois pentes de 2 Gbytes cada, e não um de 4 Gbytes.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article