on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como desenhar mosaicos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Mosaicos são azulejos de vidro ou cerâmica em cores diferentes. Estes azulejos coloridos se combinam para criar formas, padrões e desenhos. Desenhe um mosaico de papel criando um quadriculado que você preencherá com cores variadas. Se você pretende transformar o desenho em um mosaico real, meça a superfície onde o mosaico ficará finalizado e os azulejos que deseja utilizar.

Instruções

Mosaicos usam padrões geométricos com frequência (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Tomando as medidas

  1. Meça o objeto no qual pretende desenhar o mosaico usando a fita métrica. Por exemplo, se você vai colocar um mosaico no canto de uma mesa, meça o canto. Se não quer criar um mosaico a partir do seu desenho, pule esta parte.

    Loading...
  2. Determine a escala aproximada, se for necessário. Uma escala comum é de 1:2, ou seja, os azulejos que você vai usar serão terão duas vezes a largura das peças desenhadas. Divida as medidas pela escala para determinar a largura e altura do desenho. Por exemplo, se a mesa tiver 30 por 30 centímetros, e você quer usar uma escala de 1:2, divida a medida por dois para saber que o desenho terá de ser de 15 x 15 centímetros.

  3. Desenhe a forma genérica em uma folha de papel usando régua e lápis. Acrescente um quadriculado. A maioria dos quadriculados tem entre 10 e 30 quadrados em cada lado. Se você pensa em transformar o desenho em um mosaico real, meça o tamanho dos azulejos que vai usar. Divida a largura total do mosaico acabado pela largura dos azulejos para determinar quantos serão necessários para cada lado. Faça o quadriculado com linhas finas e suaves.

  4. Faça um esboço do desenho no papel usando lápis de cores claras. Este desenho é o guia para quais azulejos serão colocados. Não é necessário seguir os desenhos perfeitamente. Use uma linha fina que não ficará visível quando for colorir.

  5. Desenhe os azulejos de uma forma específica ou um padrão com os lápis de cor. Por exemplo, se você quer criar um mosaico de árvore, cubra o tronco com lápis marrom.

  6. Continue desenhando as formas e padrões dos azulejos com os lápis de cor, até finalizar o desenho.

Loading...

Dicas

  • Para resultados melhores, utilize papel cartão para fazer o desenho.

Aviso

  • Faça linhas precisas, mas não se preocupe com perfeição. Os azulejos não precisam ter um encaixe preciso.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Régua
  • Lápis de cor

Referências

Loading ...
Loading ...