on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como desentupir a pia sem usar desentupidor ou produtos caros

Ao longo do tempo, o acúmulo de gordura, cabelos e outros detritos podem fazer a pia entupir. Isso acontece em quase todas as casas, em um momento ou outro. Usar produtos agressivos e caros ou chamar um encanador não é necessário em muitos casos. Muitas pessoas também não gostam de usar um desentupidor pouco higiênico para desentupir seus ralos. Em vez disso tudo, existem algumas maneiras simples para desentupir a sua pia em menos de meia hora.

Instruções

Manter o ralo da sua pia funcionando bem é algo que não necessita de muito esforço (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

    Método da água fervente

  1. Preencha uma panela grande com água e leve-a para ferver.

    Loading...
  2. Se a sua pia for dupla, enfie um pedaço de pano velho em um dos ralos de um dos lados dela e mantenha-o no lugar. Caso ela possua apenas um ralo, essa etapa não é necessária. Se ela for uma pia dupla em que um dos ralos serve para descarte de lixo orgânico, utilize o pano para vedar o outro ralo.

  3. Peça a alguém para carregar, com muito cuidado, a panela de água fervente até o outro lado da pia dupla (isto é, aquele lado em que você não estiver segurando o pano para vedar o ralo).

  4. Peça ao seu ajudante para despejar lentamente a água pelo ralo. Ligue o triturador de lixo enquanto a água quente estiver ainda na pia. Esse método é bastante eficaz para resolver entupimentos resultantes do acúmulo de gordura ou de partículas de alimentos. Repita o processo se necessário, fervendo mais água e repetindo o processo no outro ralo.

    Método do bicarbonato de sódio

  1. Espere até que a água escorra pelo ralo.

  2. Preencha um copo medidor com uma xícara de bicarbonato de sódio, que pode ser encontrado na seção de produtos de panificação ou confeitaria de qualquer supermercado.

  3. Despeje o bicarbonato no ralo entupido depois que a água já tiver escoado.

  4. Despeje uma xícara de vinagre branco destilado sobre o bicarbonato. A mistura irá borbulhar, dissolvendo quaisquer dejetos que possam estar causando o entupimento.

  5. Deixe escorrer água quente pela torneira durante 15 e 30 minutos. Se a pia estiver esvaziando adequadamente, despeje pelo ralo uma xícara de suco de limão para neutralizar qualquer odor desagradável que possa vir pelo ralo. Repita esse procedimento caso a pia ainda não esteja esvaziando adequadamente.

Loading...

Dicas

  • Evite que o ralo fique entupido limpando a gordura ou os restos de alimentos de frigideiras e panelas antes de lavá-las.
  • Coloque nos ralos da pia do banheiro e do chuveiro uma rede de proteção para evitar que os cabelos caídos causem entupimento.

O que você precisa

  • Panela grande
  • Pano velho
  • Copo medidor
  • Bicarbonato de sódio
  • Vinagre branco destilado

Referências

Loading ...
Loading ...