Como desenvolver o ecoturismo

Escrito por eliza cummings | Traduzido por antonio silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como desenvolver o ecoturismo
O ecoturismo deve promover a conservação e beneficiar as comunidades locais (ecotourism image by feisty from Fotolia.com)

O ecoturismo tem grande potencial para beneficiar as comunidades locais e ajudar na conservação dos recursos naturais. Geralmente ele atrai visitantes para apreciar os recursos naturais e ecossistemas de uma área, promovendo a conservação ambiental e o bem estar da comunidade (ver referência 1). Alguns exemplos de serviços de ecoturismo incluem caminhadas guiadas em áreas naturais, passeios naturalistas de caiaque ou simplesmente oferecendo acomodações e conforto, como transporte para visitantes que procuram de forma responsável explorar uma área natural. O desenvolvimento de oportunidades de ecoturismo em uma determinada área ou a construção de um negócio de ecoturismo exige planejamento, pesquisa e parcerias (ver referência 2).

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Identifique o potencial de ecoturismo. Embora o turismo seja a maior indústria do mundo, nem todas as áreas são igualmente adequadas para o desenvolvimento de um ecoturismo bem sucedido. Os operadores das potenciais empresas ou organizações de desenvolvimento local devem ter uma imagem clara das atividades e atrações específicas do ecoturismo. Examine questões como: "O que este local oferece em termos de áreas naturais?", "Por que os turistas serão atraídos para a área?", "Que serviços ou atividades uma empresa pode oferecer explorando responsávelmente o ambiente natural?" ou "Como o ecoturismo pode beneficiar o meio ambiente e a comunidade local?".

  2. 2

    Realize pesquisas de mercado. Determine se há uma demanda por serviços de ecoturismo na área local existe ou se ele pode realmente ser desenvolvido. O ecoturismo depende em grande parte de uma população de visitantes com renda disponível. Os empresários em potencial devem avaliar o potencial da área para atrair turistas e decidir como atender às demandas de sua população (ver referência 1). Você deve também pesquisar seus concorrentes em potencial para determinar quem oferece serviços semelhantes ao seu.

  3. 3

    Desenvolva um plano de negócios. Se for iniciar um empreendimento de ecoturismo novo ou mudar a estrutura de uma empresa já existente, um plano de negócios ajudará a orientar seus esforços. Um plano de negócios é uma ferramenta que fornece informações de gestão, comunicação e planejamento para investidores, funcionários, comunidades locais e empresários (ver referência 1). Um plano de negócios para o ecoturismo deve incluir informações sobre como a empresa protegerá, em vez de explorar, o meio ambiente local e como beneficiará a comunidade (ver referência 2).

  4. 4

    Mercado de serviços de ecoturismo. As empresas ou parcerias entre comunidade e empresários precisam chegar aos clientes em potencial para anunciar a área em particular como um destino de ecoturismo e os serviços específicos disponíveis. Direcione os esforços de marketing em pontos utilizados pelos clientes em potencial, tais como viagens ou revistas ao ar livre ou publicações ambientais. As parcerias com outras empresas que se beneficiariam da receita do ecoturismo compartilham custos de marketing e esforços.

  5. 5

    Cresça e expanda os serviços de ecoturismo. As empresas e organizações de desenvolvimento devem trabalhar juntas para desenvolver oportunidades para o ecoturismo. Dentro de uma área, vários nichos de mercado para atividades de ecoturismo e serviços podem provavelmente ser identificados e expandidos para crescer o reconhecimento da região como um destino de ecoturismo.

Dicas & Advertências

  • Desconfie de modelos de desenvolvimento de turismo que exploram, em vez de melhorar, o ambiente natural, as comunidades locais ou grupos indígenas. O verdadeiro ecoturismo pode ajudar a proteger os ecossistemas sensíveis, mas o turismo irresponsável pode prejudicar uma área (ver referência 3).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível