Família

Desenvolvimento do bebê no útero semanalmente

Escrito por allison dodge | Traduzido por cristiane belchior
Desenvolvimento do bebê no útero semanalmente

Como o bebê se desenvolve durante a gravidez

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Demora cerca de 40 semanas desde a concepção de um bebê até a sua chegada ao mundo e, durante este tempo, muitas coisas estão acontecendo dentro do útero da mãe para tornar possível que o seu bebê nasça saudável. Mesmo sabendo que não conseguem ver o bebê crescendo e mudando durante a gravidez, é importante que os pais conheçam como eles se desenvolvem semana a semana no útero.

Outras pessoas estão lendo

Semanas 1 a 6

A concepção ocorre quando o espermatozoide e o óvulo se unem e implantam-se no útero. Os órgãos vitais estão sendo desenvolvidos na quinta semana conforme o coração, cérebro e medula espinhal do embrião começam a se formar. O tamanho do bebê é do tamanho da ponta de uma caneta e os pequenos brotos estão se formando se transformarão nas pernas e braços.

Semanas 7 a 12

Durante a 7ª semana, a cabeça do bebê começa a se formar, pálpebras crescem e as narinas tornam-se visíveis. Os braços e pernas continuam a crescer e, por volta da oitava e nona semana, os dedos das mãos e dos pés começam aparecer. Com cerca de 10 semanas, o sexo do bebê começa a se formar, embora ainda seja muito cedo para que os médicos e enfermeiros qualificados consigam determinarem o sexo. A partir da décima segunda semana, encerra-se o primeiro trimestre, quando o bebê tem cerca de 2 centímetros de comprimento e pesa apenas 28 gramas.

Semanas 13 a 20

O bebê começa a eliminar os resíduos na forma de urina no início do segundo trimestre, durante a 13ª semana. O sexo de um bebê pode ser determinado com cerca de 14 semanas, embora ele ainda tenha apenas 9 centímetros de comprimento e pese apenas 45 gramas. Por volta da 17ª semana, a gordura começa a se desenvolver sob a pele e, na próxima semana, o bebê pode começar a ouvir barulhos. Na 20ª semana, a mãe poderá ser capaz de sentir os movimentos do feto.

Semanas 21 a 27

Durante o final do segundo trimestre, as sobrancelhas do bebê crescem e tornam-se visíveis em torno da 22ª semana, quando o bebê chega a 1 kg de peso. As papilas gustativas se formam durante a 23ª semana, impressões digitais e pegadas são criadas, dando ao bebê a sua identidade. Os cabelos começam a crescer na cabeça durante a 24ª semana e os pulmões e o sistema imunológico crescem e se amadurecem durante as semanas finais do segundo trimestre.

Semanas 28 a 34

O bebê começa a ganhar peso e crescer no terceiro trimestre, durante a 28ª semana, quando ele pesa cerca de 2,5 quilos e tem 10 centímetros de comprimento. Na 29ª semana os ossos do corpo do bebê já estão totalmente desenvolvidos e, da 32ª a 34ª semana, ele começa a praticar a respiração.

Semanas 35 a 40

As últimas seis semanas do desenvolvimento de um bebê no útero são compostas de rápido ganho de peso, à medida que ele cresce cerca de meio quilo por semana. Todos os órgãos e extremidades do bebê estão plenamente desenvolvidos, fazendo o possível para que ele nasça saudável, embora possivelmente abaixo do peso, se sua mãe der a luz antes da 40ª semana.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media