Como desmineralizar a água por meio da retirada de cálcio

Escrito por claudia henning | Traduzido por larissa franzin tavares dos santos
Como desmineralizar a água por meio da retirada de cálcio

A desmineralização da água evita danos aos encanamentos

Images courtesy of Photobucket photo pool.

A eliminação do excesso de cálcio em sua caixa d'água pode reduzir o entupimento dos encanamentos e o aparecimento de manchas. Em grandes quantidades, o cálcio afeta o funcionamento dos produtos para a lavagem de roupas. O preço dos sistemas pode variar de R$ 120,00 a mais de R$ 6.000,00, dependendo das necessidades da residência. A economia total com reparos hidráulicos e produtos de limpeza por si só torna o sistema de desmineralização da água um projeto de melhoria doméstica atrativo.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Kit de teste para determinar a dureza da água
  • Bicarbonato de sódio
  • Sistema de filtro a carvão ativado (se necessário)
  • Sistema mecânico de desmineralização da água (se necessário)
  • Sistema de filtragem da água por osmose reversa (se necessário)
  • Chaves de fenda
  • Várias brocas
  • Chaves inglesas ajustáveis pequenas
  • Cimento para encanamento
  • Tubos de PVC
  • Serra tico-tico

Lista completaMinimizar

Instruções

    Teste para determinação da dureza da água

  1. 1

    Compre um kit de teste que determina a dureza da água. É possível encontrá-lo em qualquer loja que venda aquecedores de água.

  2. 2

    Encha o frasco do teste com água da torneira. Não ultrapasse a marca no frasco.

  3. 3

    Adicione uma gota da solução de sabão que vem junto com o kit ao frasco e agite-o bastante. Caso não produza espuma, continue o teste. Adicione uma gota de sabão por vez, sempre parando para agitar o frasco entre uma gota e outra. Anote o número de gotas de sabão necessárias para a produção de uma quantidade suficiente de espuma dentro do frasco com água.

  4. 4

    Examine a tabela que vem junto com o kit de teste, a qual compara o número de gotas de sabão usadas com o número da dureza da água. Faça a correspondência do número de gotas de sabão necessárias para que seu frasco espume com o número equivalente na tabela. O número de gotas corresponderá a um dado número de dureza. A água é considerada muito dura quando está acima de 150 mg/L.

    Utilizando um aditivo alcalino

  1. 1

    Coloque roupas na máquina de lavar e ligue-a. Adicione metade da quantia recomendada de sabão.

  2. 2

    Misture duas xícaras de água e 1/2 xícara de bicarbonato de sódio ou bórax. Reduza a quantidade para 1/4 de xícara na lavagem de poucas peças.

  3. 3

    Despeje a mistura aos poucos sobre as peças depois que a máquina tiver se enchido por completo. O enxágue alcalino desmineralizará a água, causando menos efeitos sobre as roupas.

  4. 4

    Deixe as roupas passarem pelos ciclos normais de enxágue e secagem. Você perceberá uma diferença muito grande na cor e maciez das roupas.

    Instalando um filtro de água à base de carvão ativado

  1. 1

    Feche o registro de entrada de água na casa. Ele normalmente fica no porão ou na parte de trás da casa.

  2. 2

    Encontre um local viável para a instalação da unidade de filtragem, geralmente embaixo da pia da cozinha. Com cuidado, siga as instruções para o modelo de filtro adquirido. Muitos deles requerem que você serre uma parte do encanamento para sua colocação. Instale uma mangueira que vai da entrada de água até a porta de entrada do filtro. Instale uma segunda mangueira que vai da porta de saída da unidade até a outra extremidade da entrada de água. A ideia é que a água não tratada passe pelo filtro e saia nas torneiras.

  3. 3

    Coloque o cartucho do filtro na parte superior da unidade e feche a tampa.

  4. 4

    Abra o registro de entrada de água e deixe a água correr por alguns minutos. Isso fará com que todo o ar saia dos encanamentos.

    Instalando um filtro desmineralizador mecânico permanente

  1. 1

    O local para instalação deve ser seco, possuir drenagem, uma tomada elétrica e manter a temperatura constante. Não coloque o filtro em um local onde a luz do sol incida diretamente ou onde a temperatura possa alcançar graus muito baixos.

  2. 2

    Feche o registro de entrada de água.

  3. 3

    Coloque o tanque em um local permanente e encha-o com sal ou pedras de potássio (caso já não venha cheio).

  4. 4

    Instale a válvula de desvio e a conexão de entrada e saída de água segundo o manual de instruções para o modelo a ser instalado. Para isso, será preciso cortar uma parte do encanamento com uma serra tico-tico ou uma ferramenta semelhante. Coloque as mangueiras para a entrada e saída de água usando braçadeiras e um vedante hidráulico. As tubulações de entrada e saída e a válvula de desvio já vêm com a unidade de filtragem.

  5. 5

    Conecte a válvula de controle do filtro desmineralizador e o tanque com água salgada usando a tubulação para água salgada incluída. A instalação dos diferentes modelos pode ser ligeiramente distinta. Siga o manual de instruções com muita atenção.

  6. 6

    Conecte a saída do excesso de água salgada ao ralo usando a tubulação de 5/8 polegadas já incluída. Caso a saída do excesso e o ralo fiquem longe um do outro, basta comprar a medida necessária de tubos de PVC de 1 1/2 polegadas. Encaixe a tubulação de 5/8 polegadas ao cano PVC de 1 1/2 polegadas.

  7. 7

    Abra o registro de água, ligue o filtro a uma tomada elétrica e programe o controle. Use a unidade desmineralizadora no ciclo contracorrente e verifique se há vazamentos. Observe um ciclo completo para se assegurar de que esteja funcionando adequadamente.

    Instalando um sistema de filtragem por osmose reversa

  1. 1

    Feche o registro de entrada de água.

  2. 2

    Encontre ou faça um furo na área da pia para colocar o dispensador de água tratada. As instruções de instalação para o sistema de osmose reversa fornecerão as dimensões exatas para o furo.

  3. 3

    Use uma válvula de sela para unir a tubulação de água fria embaixo da pia. Faça um furo superficial na tubulação e coloque a válvula de sela, a qual é rosqueada. Junte a tubulação girando a válvula em sentido horário.

  4. 4

    Verifique se há folgas entre o gabinete, o dispensador e o filtro antes de parafusá-los à parede. Certifique-se de que haja espaço suficiente para a troca dos filtros quando necessário.

  5. 5

    Meça o comprimento da tubulação plástica que irá passar da válvula de sela à porta de entrada da unidade de filtragem. Parafuse a extremidade à válvula de sela e aperte-a com uma chave inglesa pequena. Pressione a outra extremidade ao encaixe de compressão. Aperte com a mão e passe para a outra extremidade, apertando-a em sentido horário com uma chave inglesa pequena.

  6. 6

    Meça outro pedaço de tubo plástico para passar da porta de saída do filtro ao dispensador. Insira as duas extremidades no encaixe de compressão e coloque porcas tanto no dispensador quando na porta de saída do sistema.

  7. 7

    Abra o registro de entrada de água e deixe a água correr por alguns minutos. Isso fará com que o ar saia da tubulação.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media