Mais
×

Como desobstruir um tubo de alimentação G

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os tubos de gastrostomia (tubos G) podem ficar obstruídos, impedindo a alimentação. O cuidado regular preventivo de um tubo reduz a probabilidade de obstruções, mas não as remove 100%. Algumas pessoas são mais propensas à obstruções do que outras. É importante remover uma obstrução assim que ela aparecer, o que pode ser feito em casa. Quando não se consegue desobstruir o tubo em casa, é necessário procurar auxílio médico.

Instruções

Aprenda a desobstruir um tubo de alimentação (morgueFile free photo/nacu)

    Como proceder

  1. Lave as suas mãos com água e sabão para diminuir as chances de introduzir bactérias no tubo de alimentação.

  2. Insira uma siringa de 60 ml na extremidade do tubo.

  3. Puxe o êmbolo para trás para sugar o que está obstruindo o tubo. Se isso não funcionar, vá para o próximo passo.

  4. Encha um copo com água quente. Coloque um medicamento de desobstrução na água, se algum foi prescrito pelo seu médico.

  5. Coloque a ponta da seringa na água e puxe o êmbolo para passar a água para a seringa. Encha completamente a seringa com água quente.

  6. Insira a seringa na extremidade do tubo de alimentação.

  7. Empurre o êmbolo com cuidado para liberar a água quente no tubo e empurrar o que está obstruindo. Evite forçar a água no tubo. Se a água quente não remover o que está obstruindo, procure auxílio médico ou vá até um pronto socorro.

  8. Previna futuras obstruções no tubo de alimentação usando uma seringa para enxaguar o tubo com água morna antes e depois de cada alimentação. Pergunte ao médico sobre a quantidade adequada de água para ser usada na limpeza do tubo.

Dicas

  • Se o tubo obstruir frequentemente, peça ao médico para prescrever uma medicação que o desobstrua.

Aviso

  • Essas dicas não substituem nenhuma ação ou ajuda médica. Procure ajuda de um médico quando estiver tendo problemas com o tubo de alimentação.

O que você precisa

  • Siringa de 60 ml
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article