As desvantagens das planilhas eletrônicas

Escrito por keith evans Google | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Os aplicativos de planilhas eletrônicas oferecem aos usuários de computadores uma forma conveniente de coletar e acompanhar dados. Através de algumas funções potentes, os usuários podem criar relatórios de forma rápida e fácil para realizar análises avançadas. Apesar disso, no entanto, as planilhas possuem várias desvantagens que criam desafios para quem não tem experiência e impedem os usuários de usar o software de forma eficiente.

Outras pessoas estão lendo

Funções ocultas

Os aplicativos de planilhas eletrônicas oferecem bibliotecas extensas de funções internas, e quem quiser usar outras mais avançadas, poderá criá-las também. Muitas das funções inclusas em aplicativos como o Microsoft Excel, requerem que o usuário conheça e digite manualmente muitas fórmulas complexas. De acordo como o site oficial da Microsoft, os usuários do Excel podem selecionar funções básicas com os ícones da parte superior da tela, mas para usar as funções mais avançadas, é preciso digitar fórmulas ou comandos manualmente em uma célula. De acordo com o site de referência do Microsoft Excel, os usuários que necessitam um nível de operação mais alto podem usar a linguagem de programação própria da Microsoft, Visual Basic for Applications (VBA), para criar funções, necessitando uma certa familiaridade do usuário com ela.

Confusão no uso

Os aplicativos de planilha eletrônica podem ser intimidantes para quem não tem experiência, e isso pode levá-los a usar os softwares para o que não foi pensado. De acordo com o "Oregon Department of Fish and Wildlife", os usuários deveriam usar os aplicativos apenas para compilar e analisar dados a curto prazo e não com fins de arquivamento, como acontece em muitos casos. Além disso, alguns usos das planilhas, como ordenar e compartilhar dados, são mais apropriados para bancos de dados; o mesmo organismo indica especificamente que as funcionalidades para ordenar, consultar e compartilhar dados são limitados nesses softwares e existem melhores opções criadas pelos desenvolvedores, como o Microsoft Access e o Apple Filemaker. Como muitos usuários ainda não estão familiarizados com as funcionalidades de programas como o Excel, continuarão usando-os de forma ineficiente para essas tarefas.

Limites em funções simples

Embora os aplicativos de planilha eletrônica possam realizar facilmente cálculos muito avançados e complexos, os pacotes de software frequentemente limitam ou omitem a funcionalidade simples. De acordo com a "Murdoch University", não existe a habilidade de calcular equações algebraicas simples e, portanto, os usuários têm dificuldades significativas ao tentar graficar uma função que as use. Muitos, além disso, tentam escrever descrições simples ou texto nas células. Como uma planilha é feita quase exclusivamente para trabalhar com números em vez de letras, as funções mais simples de processamento de textos (como verificação de ortografia e formatação de parágrafos) podem não existir. Essa ausência pode criar desafios para os usuários que digitarem quantidades significativas de texto, embutirem documentos ou quiserem criar cabeçalhos elaborados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível