Desvantagens da programação linear

Escrito por fraser sherman Google | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Desvantagens da programação linear
A programação linear utiliza equações lineares para resolver problemas de produção (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

A programação linear utiliza equações matemáticas para resolver problemas de negócios. Se você tiver que decidir, por exemplo, a quantidade de peças a fabricar de quatro tipos de produto diferentes para as vendas de natal, a programação linear tomará as suas opções e calculará matematicamente a combinação de produtos que maximizará os benefícios. Como a quantidade de variáveis é geralmente muito grande, os programadores lineares usam computadores para fazer os cálculos.

Outras pessoas estão lendo

Modelagem

Para usar a programação linear, você deverá transformar o seu problema em um modelo matemático. Para isso, você precisará de um objetivo, como por exemplo maximizar os benefícios ou minimizar as perdas. O modelo deve também incluir variáveis de decisão que afetem os objetivos, e condições que limitem o que você pode fazer. Por exemplo, se você tiver insumos limitados e quiser saber se é melhor concentrar-se em produtos mais caros ou uma quantidade maior de produtos baratos para maximizar os benefícios, você já tem um objetivo, as variáveis e as restrições e poderá começar.

Linearidade

A programação linear é baseada, logicamente, em equações lineares. Se você duplicar as vendas e todas as outras variáveis permanecerem constantes, a equação indicará que você duplicará os ingressos. Algumas variáveis de decisão, no entanto, têm um efeito não linear. Se você duplicar o seu orçamento no começo de um negócio, por exemplo, isso não significa que os benefícios ou gastos do primeiro ano se duplicarão também. As eficiências de escala também não se relacionam com efeitos lineares. Alternativas à programação linear, tais como a programação de objetivos, usam variáveis não lineares.

Realidade

A programação linear é efetiva apenas se o modelo que você usar seja coerente com o mundo real. Todo modelo faz certas suposições que podem ser inválidas: você pode asumir, por exemplo, que triplicar a produção triplicará as vendas, mas na realidade saturará o mercado. As equações lineares às vezes exibem resultados que não fazem sentido no mundo real. Por exemplo, o resultado pode indicar que você deve construir 23.75 navios para a marinha para maximizar os ingressos, mas como você lidará com os 0.75 na prática? Os programadores lineares experientes podem, nesses casos, ajustar os modelos e as equações.

Inflexibilidade

Algumas situações têm muitas formas de entrar em uma fórmula de programação linear. Uma práctica médica poderia usar a programação linear para determinar os tratamentos de radiação ótimos para pacientes com câncer, mas as condições médicas são tão diversas que os médicos acabam encontrando soluções que não cabem em nenhum modelo linear. A programação linear, logicamente, também não usa a intuição ou o instinto. Heath Hammett, quem trabalha em programas lineares para o exército dos EUA, indicou à revista "Signal" em 2005 que é por isso que é necessário que as pessoas revisem as conclusões da programação linear antes de atuar em base a elas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível