Saúde

As desvantagens da roupa branca em enfermeiras

Escrito por miriam breeze | Traduzido por thaís silva
As desvantagens da roupa branca em enfermeiras

Um uniforme identifica o profissional que o usa

George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

Os líderes de diferentes indústrias reforçam os códigos de vestimenta e produzem uniformes para empregados que atraem os clientes e que passam uma imagem profissional. Aqueles que cuidam da indústria da saúde pensam na impressão que o uniforme das enfermeiras causa nos clientes e acreditam que a escolha ideal é a funcional, mas que a roupa também deve inspirar a confiança do paciente. Os líderes de enfermagem dos ambientes médicos, conscientes do fato de que os pacientes associam profissionalismo à aparência, pensam em implementar códigos de vestimenta que impõem uniformes inteiramente brancos para enfermeiras.

Outras pessoas estão lendo

A história do debate

George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

As enfermeiras usavam chapéus e roupas compridas no começo da história da Enfermagem. Os pacientes as reconheciam pelos seus chapéus diferentes e seus uniformes brancos nos anos 50. Depois, as enfermeiras seguiram a moda e eliminaram o uniforme tradicional. Como consequência, os pacientes não conseguiam distinguir as enfermeiras dos outros funcionários do hospital. A equipe do Centro Médico JKF, nos Estados Unidos, respondeu aos pacientes confusos com um código de vestimenta que impunha o uso de uniformes brancos, emitindo um mandato depois de um evento em 2010 planejado pela equipe de enfermagem de sua unidade cardiovascular. As enfermeiras na unidade usavam o uniforme antigo todo branco e com o chapéu, e descobriram que muitos pacientes preferiam assim. A comunidade de enfermagem, notando preferências parecidas em alguns estudos, vem debatendo os prós e os contras da roupa toda branca.

A percepção do paciente

George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

A enfermeira americana Ph.D. em cuidados de pacientes críticos, Lucia Wocial, identifica as enfermeiras pela cor de seu uniforme e associa uniformes brancos com competência como cuidadora e profissionalismo. No entanto, Wocial observa que os pacientes também associam "partes de cima dos uniformes com pequenas estampas" com "cuidado, atenção, cooperação e empatia" em sua enfermeira. O estudo indica que os uniformes não precisam ser todo brancos para que os atributos da enfermeira sejam positivos.

Tecido do uniforme

George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

A maior responsabilidade de uma enfermeira é evitar a infecção. Elas têm práticas padrão, como lavar as mãos regularmente para evitar a disseminação de infecções. Elas também levam em conta que micróbios podem ser transferidos de paciente para paciente através de suas roupas, então elas oferecem proteção a eles selecionando cuidadosamente o material das roupas. Os uniformes das enfermeiras são compostos por tecidos antimicróbios que protegem o paciente e previnem a disseminação desses organismos. Assim, os profissionais da enfermagem consideram também o tecido, e não só a cor, quando desenvolvem os códigos de vestimenta.

Outros fatores no código de vestimenta

George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

O americano Thomas Christine, enfermeiro registrado e Ph.D., conduziu um estudo que observou a percepção dos pacientes em relação à aparência das enfermeiras. O seu time de pesquisadores concluiu que enfermeiras vestidas com roupas de uma cor só são consideradas como "habilidosas e bem informadas" pelos pacientes, enquanto enfermeiras com camisetas, uniformes estampados ou usando tatuagem e piercing são vistas como menos habilidosas. Os pesquisadores recomendam que os ambientes médicos imponham um código de vestimenta, pois "as enfermeiras têm que usar um uniforme de cor única (não necessariamente todo branco), com tatuagens e piercings escondidos". Além do efeito da percepção do paciente, os membros da comunidade de enfermagem pensam na praticidade de uniformes todo brancos. Dentro das desvantagens desse uniforme, existe o fato de que eles mancham facilmente, então as enfermeiras teriam que pedir uniformes adicionais no trabalho para substituir os uniformes manchados.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media